TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Enlatados

Dissertações: Alimentos Enlatados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

Historia

Ela foi criada no século XIX para atender a uma necessidade militar básica: conservar alimentos para exércitos em campanha. O processo que evita que a comida estrague, preservando-a em recipientes fechados e esterilizados por aquecimento, começou a ser desenvolvido na França pelo cozinheiro Nicolas Appert, em 1795. Sua maior motivação foi a recompensa oferecida pelo governo francês a quem desenvolvesse um método que impedisse a deterioração do alimentos para consumo das tropas do país. Appert usou jarros de vidro tampados com rolhas e selados com cera, mantidos em água fervente para preservar, entre outras coisas, sopas, sucos, laticínios e doces. O resultado dessa experiência foi publicado num livro que chegou às mãos do comerciante inglês Peter Durand. Em 1810, Durand patenteou o uso de recipientes revestidos com estanho, a futura lata, além dos vasilhames de vidro empregados por Appert. Em 1815, os soldados franceses e britânicos já se alimentavam com enlatados.

Em 1830, esses produtos deixaram de ser, na Europa, exclusividade militar, mas a procura por sopas, sardinhas, ervilhas e tomates vendidos no novo tipo de embalagem era fraca por causa do preço alto. Mesmo assim, a novidade chegou aos Estados Unidos, onde, em 1926, a companhia texana Hormel lançou um produto que faria muito sucesso: a presuntada em lata da famosa marca Spam (cujo nome - abreviação de spiced ham, "presunto picante" - curiosamente virou sinônimo de e-mail indesejado!). A partir da década de 30, os enlatados se tornaram populares em todo o planeta e hoje cerca de 200 bilhões de latas de comida são produzidas anualmente.

O processo

Atualmente os alimentos enlatados passam por um processo que tem por objetivo eliminar microorganismos e outros agentes nocivos que podem comprometer a qualidade do alimento e a saúde de seus consumidores. Entre os microorganismos nocivos que precisam ser eliminados está o Clostridium botulinum causador do botulismo.

Primeiramente os alimentos são acondicionados nas latas, que são preenchidas por água, óleo ou uma solução ácida. Em seguida, as latas são fechadas hermeticamente e expostas a altas temperaturas e pressões. Todo o processo é automatizado sendo realizado por máquinas sem requerer contato manual.2

Alguns tipos de alimentos podem receber alguns compostos químicos durante o processo para melhorar ainda mais o tempo de conservação ou mesmo a aparência. Carnes enlatadas recebem nitrato de sódio para preservar a

O alimento é colhido na fazenda e depois é armazenado. Na armazenagem, o alimento é selecionado, lavado, descascado e cortado. Depois, passa pela auto-clave onde é cozido e resfriado dentro da lata. Após ser embalada, a lata é destinada para a distribuição.

Da distribuição é direcionada para os supermercados. Dos supermercados, por fim, vai para a mesa do consumidor.

Então, essa questão do botulismo causado por alimentos enlatados é um mito completamente infundado, pois conforme profissionais do setor, o envase na lata precisa seguir todas as normas de higiene e saúde alimentar.

Além disso, informações do Ministério da Saúde confirmam que os enlatados são as opções que menos causam problemas alimentares. Entre 1999 e 2009 foram registrados 152 casos suspeitos de botulismo no País, dos quais 60 foram confirmados, sendo 58 deles de botulismo alimentar.

Os alimentos mais envolvidos são as conservas vegetais artesanais, os produtos cárneos cozidos, os curados e os defumados de forma artesanal, queijos e pastas de queijos. Dos casos de botulismo alimentar confirmados, apenas um terço está relacionado às conservas industrializadas, sendo 65% deles causados por conservas caseiras ou produtos de padarias e restaurantes. É importante ressaltar que as conservas artesanais nunca são embaladas em lata de aço, pois o aço requer processo industrial sofisticado.

Mas todos sabem que o consumo de produtos fora do prazo de validade não é recomendável. Em produtos vencidos podem ocorrer perdas ou alterações de sabor do produto e reações químicas indesejáveis, que podem trazer algum dano à saúde do consumidor. Por isso, as empresas buscam armazenar e estocar os alimentos enlatados em locais secos, frescos e arejados.

As latas de aço vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de alimentos por iniciativas para assegurar características próprias para consumo, pela qualidade, segurança, imagem em prateleira e isolamento.

Hoje, o envase dos alimentos em lata garante a naturalidade e resistência, sendo fonte de saúde.

As autoridades portuárias e aeroportos trabalhar com especialistas de segurança alimentar para proteger os consumidores de alimentos contaminados de outros países. Um especialista em alimentos importados está familiarizado com os regulamentos contra certos alimentos que entram no país. Esta posição também requer revisões completas de envio de manifestos para determinar se essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com