TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alunos Com Problemas Comportamentais

Trabalho Escolar: Alunos Com Problemas Comportamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Municipal São José

Serie: Fundamental I

Numeros de aluno: 22 Meninos: 7 Meninas:15

Descrição do perfil da turma: Indisciplinados e imperativos

Alunos com problemas comportamentais individuais:

João Vitor, tem 12 anos é um aluno imperativo e impaciente com seus principios morais, Indisciplinado diante dos seus colegas de classes, levando a turma ao desinterrese nas aulas.Diante do Seu comportamento percebe-se que um dos principais motivos é a alimentação , pois o mesmo na maioria das vezes não tem uma alimentação adquada e vive o tempo todo consumindo doces com bolso cheio de doces e assim demostrando perdas no seu desenvolvimento tanto intelectual como fisica.

Gilmara tem 14 anos é uma aluna indisicplinada, desatenta, não obedece o professor em sala de aula e durante a realização das atividades em sala a mesma busca tirar atenção dos seus colegas. Percebe-se que o motivo dessa iquietação é devido a falta de autoridade dos pais e por conflitos familiares e acaba afetando no seu desenvolvimento, no processo de aprendizagem, na interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos.

Contudo pode-se afirmar que os comportamentos “problema” desses dois alunos e a agressividade nos diversos ambientes que ela frequenta são, na verdade, reflexo do padrão comportamental ensinado em casa e reforçado de alguma forma pelos pais e educadores.

Aluno com problema de aprendizagem:

Martins Gonçalves tem 14 anos, um dos seu principais problemas é a falta de concentração por ser extrovertido demais, se dispersa rápido.acredita-se que o mesmo não realiza as atividades prospostas em sala, o que dificulta no processo de aprendizagem e na diminuição das notas abaixo da média, principalmente na disciplina de Português.

Adoção para zooterapia

De acordo com os problemas comportamentais apresentados de Gilmara e Jõao vitor foi adotado um cachorro que após uma avaliação do especialista sobre seu temperamento e seu estado de saúde.Por ser muito dócil e ser o mais indicado para estudos e intervenções que utilizam animais, pelo qual facilitará na interação com os alunos.

No caso de Gilmara por ser impaciente em seus principios morais a presença dessa animal contribuirá para acalma-la no momento da agressividade com seus colegas em sala de aula.

O mesmo ocorre com o João Vitor por ser impaciente e iquieto também. Com relação ao aluno Martins o problema de aprendizagem do mesmo esta ligado na falta de concentração por ser extrovertido demais, com a presença do mesmo cachorro aplicaremos estratégias que prenderá mais a sua atenção nas aulas, estimulando-o a se concentrar e raciocinar o contéudo que esta sendo aplicado em sala de aula.

Estratégias e proposta pedagogica

O Local escolhido para realização da zooterapia foi trabalhar em sala de aula, os alunos não tinha posição definida na sala podendo ficar como quiserem em pé, sentadas ou deitadas.Antes de iniciar o trabalho em sala, uma semana antes o cachorro foi apresentado para todos os alunos da escola para que a o mesmo se ambientasse com o lugar, essa apresentação ocorreu durante o intervalo no pátio da escola. O objetivo para esse momento era adpatação das crianças e a interação dos colegas outras salas.

Primeiro dia:

Iniciou-se as aulas com o cachorro introduzindo em sala na disciplina de Português a partir do conteúdo proposto para trabalhar com animal. Tendo sido acrescentado aos objetos do cachorro, caixa com letras do alfabeto de E.V.A. com velcro e uma capa colocada no cachorro também deste material. Tendo como objetivo a interação e na formação de palavras e nomes, bem como, o consenso para colocação das mesmas na capa.

Segundo dia:

Além dos objetos citados anteriormente, foi acrescentado números de E.V.A. aos objetos da cachorro, assim aproveitando a aula e introduzindo a matemática na dinâmica com o animal, Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com