TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de um instrumento de intervenção pedagógica considerando um caso de problemas comportamentais e aprendizagem de um aluno surdo na escola.

Por:   •  10/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

Tema:

Construção de um instrumento de intervenção pedagógica considerando um caso de problemas comportamentais e aprendizagem de um aluno surdo na escola.

EQUIPE:

Evelyn Mônica Silva Monteiro RA: 73199273220

Francisco Leivi do Nascimento Sousa RA: 2726249801

Gleyce Kelly Rodrigues Jordão RA: 2179925187

Hellen Cristina Nascimento Rocha RA: 2726246313

Ananindeua

2016

[pic 2]

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação nas disciplinas norteadoras: Redes Sociais e comunicação; Língua Brasileira de Sinais; Responsabilidade Social e meio Ambiente e Didática no curso de Pedagogia, na Universidade Anhanguera, polo em Ananindeua pela Tutora EAD.

Ananindeua

2016

INTRODUÇÃO

Ao desenvolver esse estudo se originou da dificuldade da participação do aluno no conteúdo curricular no ensino médio. Sendo assim, surgiu a necessidade em conhecer a interlocução espontânea entre o interprete de libra e o aluno surdo.

Na nossa concepção brasileira não tem se distanciado da nova ordem mundial tem traçado. Temos que ter a compreensão que ela e atravessada pelos discursos que a globalização e os apagamentos das fronteiras têm produzido.

Nesse sentido da inclusão para o que denominamos da educação de surdos, queremos desde já colocar-nos numa posição de compreensão do significado do conceito de inclusão para a comunidade surda, entendemos que a tomar a educação possível e acessível aos surdos estarem inseridos no processo de inclusão.

        A educação de surdos. Hoje se encontra dividida no que se refere à permanência dos paradigmas da educação especial, multiplicando o fracasso da educação se surdos.

Na educação especial. Esse novo caminho não e possível de ser visto ou trilhado. Pois a sua concepção não permite ou oportuniza a sociedade majoritária visualizar o surdo, grupo minoritário, como sendo uma comunidade única em suas oportunidades, participações, percepções e saberes.

A preocupação e interesse em desenvolver esse estudo se originou da dificuldade da participação do aluno dos conteúdos curricular no ensino regular. Sendo assim, surgiu a necessidade em conhecer o processo interlocução espontânea entre o interprete de libra e o aluno surdo.

DESAFIO PROFISSIONAL

         A Professora Sônia vem desenhando um quadro complexo e de difícil operacionalização no contexto escolar, principalmente na atualidade onde o movimento de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais requer toda uma estrutura organizacional da escola e da sociedade em si. Em relação a isso muitos educadores tem procurado refletir sobre as questões que envolvem a educação destes alunos, assim, este artigo objetiva compreender o movimento de inclusão direcionado ao aluno surdo. Obviamente enfrenta-se um desafio tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo, onde o aluno surdo possa ter acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade sem limitações por falta de estrutura, organização ou outras coisas afins. Observamos isso no decorrer da pesquisa de cunho bibliográfico, onde foi verificada a necessidade de uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade mais democrática e menos excludente.

Quando discutir com a equipe de professores do ensino fundamental sobre as principais necessidades de orientação pedagógica em relação aos problemas de comportamentos e dificuldades de aprendizagem do aluno surdo.

Uma das grandes discussões da atualidade é a questão da inclusão de pessoas surdas no ensino regular, cujo contraste é um passado impregnado de preconceito e total discriminação. No entanto, os recursos utilizados para a concretização desses processam ainda são insuficientes quando se trata de uma educação inclusiva condizente com o que é outorgado legalmente à essa população, justificando assim a importância de criar uma perspectiva contrária a essa realidade.

A inclusão do aluno na escola.

Nesse sentido, mencionam-se aqui as diferentes concepções educacionais para educação dos Surdos sobre as quais se fará uma abordagem sucinta no decorrer do estudo. São elas o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo, métodos esses que favorecem aos Surdos a aquisição do conhecimento de forma mais adequada atendendo às suas peculiaridades.

Portanto, num contexto educacional repleto de desafios decorrentes das constantes mudanças que acontecem na sociedade contemporânea, faz-se necessário repensar os papeis da educação, diante do novo modelo vigente, principalmente no diz respeito à educação inclusiva para pessoas surdas.

A verdadeira inclusão do aluno surdo mostra-se como desafio para a escola, ressaltando que para que inclusão realmente aconteça deve se desenvolver um trabalho de capacitação de professores, além de propiciar um ambiente agradável e disponibilizar materiais didáticos adequados para trabalhar com esse tipo de limitação, fazendo com que se cumpra a Lei nº 9394/96, que delega à família, à escola e à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta de escola para todos.

Para que o processo de inclusão ocorra é necessário que a escola seja modificada, sendo capaz de acolher esses alunos, considerando a diversidade como própria da condição humana tornando o surdo integrante dessa sociedade, concedendo-lhes o direito às mesmas oportunidades e dando lhes espaço para desenvolver suas potencialidades.

A contribuição dessas reflexões possibilitará reelaborar questões sobre a inclusão que se pretende para o deficiente auditivo procurando mostrar a importância da escola na construção da identidade dos surdos.

Na educação inclusiva baseiam-se numa concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade dos educadores uma participação mais qualificada pra o avanço desta importante reforma educacional.

E um grande desafio, fazer com que a inclusão ocorra, sem perder de vista que além das oportunidades, é preciso garantir o avanço na aprendizagem, bem como integral do individuo. A escola de ser um espaço sociocultural onde as diferenças coexistem, nem sempre reconheceu sua existência ou considerou-a na sua complexidade, em todos os elementos do processo pedagógico. Possibilitar essas diferentes presenças de forma harmoniosa e produtiva na escola, sempre foi um desafio, visto que, esta sempre buscou desenvolver um trabalho baseado na homogeneização, baseado e justificado na premissa de que turmas homogêneas facilitam o trabalho do professor e facilitam a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com