TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Com a chegada da era tecnológica, os profissionais da educação preci¬sam estar aptos para aprender e conhecer os novos desafios tecnológicos do Século XXI, assim, inseridos nestes ambientes e contexto, estarão contribuindo para os novos saberes e o local que mais favorece o aprendizado e a socializa¬ção com o novo é a escola.

A vinda da tecnologia na ONG Esperança faz com que os professores possam utilizar os recursos digitais na educação, principalmente na internet, como apoio às pesquisas e a realização de atividades, facilitando a interação dos alunos, a integração de grupos dentro e fora das salas de aulas, partici-pa¬ção em redes sociais e publicações em páginas.

Os professores podem ajudar os alunos em mais pesquisas do que da-rem respostas prontas. Sendo assim, as aulas se tornam mais interessantes, o aprendizado mais enriquecedor, ocorrendo à inclusão uma vez que nem to-dos tem acesso à internet.

Há um diálogo crescente, novo e rico entre o mundo físico e o mundo virtual, com suas atividades de pesquisas, lazer, relacionamentos e outros ser¬viços, possibilitando a integração entre ambos que impactam na educação es¬colar e as formas de ensinar e aprender que estamos habituados.

AMBIENTE/SALA TEMÁTICA: OFICINA DE MÚSICA

USUÁRIOS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES ( faixa etária de 06 à 16 anos de idade)

RECURSOS

TECNOLÓGICOS JUSTIFICATIVA E

ESTRÁTEGIAS DE USO OBJETIVOS APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS AS-SISTIVAS

TABLET Utilizando o wi-fi, através do tablet po¬dem ser baixa-dos os aplicati-vos, nos quais podem obter uma in¬trodução à mú-sica por meio da apre¬sentação dos instru¬mentos mu-sicais. O principal obje¬tivo é o conheci¬mento de cada instrumento musi¬cal, aprender os sons de cada um e também as notas musicais.

E como se trata de uma atividade as¬sistida, os profes¬sores terão como observar qual o instru-mento que levanta mais curi¬osidade e inte¬resse dos alunos. Sendo as-sim, con¬tinua-se após essa introdução, as au-las com os pró¬prios ins-trumentos. Na segunda etapa desse projeto após o aluno já obter o instrumento e vi¬suali-zado as aulas no data show, o tablet é utili-zado também na sala de aula para com¬ple-mentar o aprendizado musi¬cal, já que se pode encontrar as partituras na inter¬net. A sala terá acessibili-dade para os portado¬res de ne-cessidades especi-ais, desde a entrada com rampas e as-sentos adequados para os cadeirantes.

Equipamentos de en¬trada e saída (síntese de voz, Braille), auxí¬lios al-ternativos de acesso, teclados mo¬dificados ou alternati¬vos, acio-nadores, softwares especiais (de reco-nhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com de-ficiência a usa¬rem o computador.

DATA SHOW

Projetar a aula do professor (conteúdo programá¬tico).

COMPUTADO¬RES Conectado a in- ternet, será a fer-ramenta utilizada para pes¬quisas.

PASSO 1:

PASSO 2:

O projeto Esperança com tecnologias para a educação, tem a preocupação de como vai capacitar seus docentes com conteúdos virtuais dos recursos tecnológicos e como vamos propor essa capacitação em práticas educativas.

Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de informação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias, embora alguns ainda se sintam inseguros. O conteúdo sugerido é testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos.

Qualquer pessoa com bom senso sabe que os computadores, iphones, ipades, ipods, são parte da vida das novas gerações. Complicado é que os pais e educadores entendam que ter um iphone na mão não significa ter para quem ligar. Um computador não é útil se a pessoa não souber pesquisar ou compreender uma rede e, acima de tudo, se não tiver interesse e curiosidade para pesquisar, antes de tudo então sugerimos um curso, um vídeo ou em software que capacite os docentes para o uso dos recursos tecnológicos.

PASSO 3:

Exemplo 1:

Vídeo: A Educação e as Novas Tecnologias

Disponível em: www.youtube.com.br/watch

Acesso: 31/05/2014

Justificativa:

No Programa Roda de Conversa, a professora Juliane Correia, do¬cente da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Ciências das Tec-nologias pela Universidade Estadual de Campinas, concedeu uma entrevista so¬bre o seguinte assunto: A Educação e as Novas Tecnologias, a qual ela expõe os desafios tecnológicos na educação no século XXI. Ela analisa que por mais que haja uma tecnologia avançada é ao mesmo tempo inacessível aos educado¬res e educandos. Isto acontece por falta de investimento na tecnologia da educa¬ção, ou seja, devido uma falta de política de investimento na área educacional e por outro lado, ela deixa claro, que os profissionais da educação não têm acom¬panhado os desenvolvimentos tecnológicos voltados para a sua própria capacita¬ção, entre outros dilemas encontrados que juntos contribuem para uma melhor utilização das ferramentas tecnológicas.

Após analisar a exposição da entrevistada, vimos que seus esclareci-mentos foram essenciais para apontar os rumos que devem ser tomados para maximizar e potencializar a capacitação humana em usar as novas tecnolo-gias que serão disponibilizadas para área educacional. Ao mesmo tempo, ela salienta que o método tradicional não será descartado devido à inserção dos novos métodos de aprendizagem adotados pelas escolas.

Sinopse:

O vídeo explica que grande parte das escolas já está equipada com a tecnologia.

Porém há grande dificuldade em utiliza-las por desconhecer o que realmente se necessita na escola.

Sendo assim o quadro e o giz não é só o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com