TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientação De Pessoal X Integração De Pessoal

Artigo: Ambientação De Pessoal X Integração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  3.717 Visualizações

Página 1 de 4

Integração: Ambientação de Pessoal x Integração de Pessoal

Muito falamos sobre contratação, mas é de suma importância a integração do novo funcionário e o impacto dessa atividade na sua retenção, senão todo trabalho de recrutamento e seleção pode ir por água abaixo.

O recrutamento e a seleção de pessoal não pode ser considerado uma prática isolada, Devemos considerá-lo um subsistema de um macrossistema da Gestão de Pessoas em uma organização. Todo o esforço do recrutamento e seleção é feito no sentido de encontrar pessoas, as mais adequadas possíveis, para que a organização possa atingir seus objetivos. Dessa forma, esse trabalho não termina no momento da admissão ou recolocação de um indivíduo na organização. É necessário um processo de adaptação à empresa e ao cargo, que denominamos integração de pessoal.

A adaptação de um indivíduo recém-chegado à organização é um processo social complexo, conforme explica Dayal (1974): uma pessoa adulta, recentemente admitida em uma empresa, já adquiriu personalidade própria, composta de um conjunto de valores a respeito do certo e do errado, de opiniões sobre diferentes pessoas e objetos e o que eles representam para si; seus preconceitos, seus temores e ansiedades mais íntimas com relação a sua própria capacidade; sua aceitação ou rejeição pelos outros; suas necessidades e objetivos.

A empresa tem sua cultura, seus valores, seu modo de ser, suas políticas e procedimentos, padrões de comportamento dos líderes e das pessoas. Nunca existirá uma empresa igual à outra, no seu aspecto social. Por isso, deve haver um processo de adaptação do recém-admitido à organização.

O processo de adaptação é de certa forma, complexo, e nem sempre as pessoas se dão conta disso. Um novo funcionário, desde que integrado nesse novo ambiente, em geral, aceita os padrões de conduta de seus colegas de trabalho, porque é com eles que passará a maior parte do tempo e porque que ser aceito pelo grupo.

A mesma premissa também á válida para funcionários que se transferem de áreas.

O processo de integração deve ser enfocado, por dois ângulos: a adaptação do indivíduo ao trabalho e à empresa. O caso mais simples de integração é daquele indivíduo que está adaptando a determinado trabalho, mas terá de ser integrado à nova cultura empresarial. Será necessário que esse profissional se adapte às políticas, procedimentos, controles, estilos de supervisão. Quando as mudanças também estão relacionadas ao tipo de trabalho, acrescente aos fatores anteriores, outros como: processos, tecnologias, materiais, máquinas e equipamentos.

É necessário um processo de adaptação do profissional à empresa. E a ausência da integração pode comprometer o processo de recrutamento e seleção, mesmo quando muito bem realizado.

A integração é composta por duas fases: a ambientação de pessoal e a integração propriamente dita.

Ambientação de Pessoal

A ambientação de pessoal é um processo menor, em geral de algumas horas ou de um dia todo, e normalmente é conduzido pela área de Gestão de Pessoas. O programa deve apresentar ao novo funcionário os aspectos mais relevantes da organização, como: histórico da empresa, produtos da empresa, tecnologia, objetivos estratégicos, processos, valores e crenças, principais políticas e processos administrativos, ética e conduta esperada das pessoas, benefícios oferecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com