TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Cultural

Exames: Ambiente Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

AMBIENTE CULTURAL

Conceito

O Ambiente Cultural constituiu o patrimônio cultural brasileiro, que inclui o patrimônio artístico, paisagístico, arqueológico, histórico e turístico.São bens produzidos pelo homem como parques,teatros,estadios e lugares que trazem cultura e conhecimento.A pesquisa realizada será na região do grande abc,cidades escolhidas como Santo Andre,São Bernardo e São Caetano,histórias e culturas dos lugares mais importantes de cada cidade.

Santo André é um município da Região do Grande ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo.

A HISTÓRIA

Para contar a história da região na qual Santo André está inserida, temos que retomar, de maneira sucinta, parte da história do Brasil Colonial. Nos primeiros anos dessa história os portugueses tinham grande preocupação em defender as costas brasileiras de possíveis invasões de franceses e holandeses, pois estes dois países não compartilharam da divisão expressa pelo Tratado de Tordesilhas que dividiu o Novo Mundo, a terra a ser descoberta, entre portugueses e espanhóis.Aliada a essa história está a figura de João Ramalho, português que representava, nesse momento, uma porta de entrada para o contato com os índios e para a colonização, pois ele conhecia algumas tribos e conseguia se comunicar com elas.

Estátua que representa João Ramalho, doada pela Colônia Portuguesa durante as festividades de comemoração do IV Centenário de Fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo em 1953. Atualmente ela encontra-se nos jardins do Paço Municipal, Térreo 2.Em contrapartida a sua ajuda, João Ramalho solicitava, desde o início, que o local em que vivia, situado acima da Serra do Mar, fosse transformado em vila. Sua petição foi negada durante vários anos, pois se pretendia povoar o litoral e não o interior. Seu pedido foi atendido apenas em oito de abril de 1553, quando foi criada a vila pelo Governador Geral Tomé de Souza. Seu nome era Santo André da Borda do Campo.

Pontos mais importantes: Podemos citar alguns lugares de destaque da cidade como o Sesc,com uma série de eventos,como por exemplo:Shows aos finais de semana,eventos de escolas e cursos.

Parque Prefeito Celso Daniel,Parque do Pedroso,Teatro municipal de Santo Andre,a cidade ainda conta com seu estadio Bruno Jose Daniel,que ja foi palco de grandes eventos.

Museu de Santo André

Prédio que teve sua inauguração em 1914, em 1992 foi tombado como Patrimônio Cultural de Santo André. Possui um acervo belíssimo de obras de artes, tem várias atividades em prol da preservação dos diversos estilos de manifestações artísticas.

Cine-Teatro Carlos Gomes

O prédio foi inaugurado em 1925, e tombado como Patrimônio Cultural de Santo André. Atualmente é voltado para a exibição de filmes e cursos de cinema, além de exposições de obras de artes.

Estação Ferroviária

Representa o início da urbanização de Santo André. Sua inauguração se deu em 1867, foi remodelada em 1979.

São Bernardo é um município

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com