TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negocios

Trabalho Escolar: Ambiente De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Srs., este trabalho tem como objetivo tratarmos do estudo microeconômico e macroeconômico nas organizações de uma forma globalizada, bem como explicar os fatores que influenciaram para uma análise crítica do tema abordado. Será desenvolvida a forma como isso acontece, quais os impactos que estão por trás dessa influência global. Tenha todos uma boa leitura e um bom proveito deste trabalho.

2 DEFINIÇÃO DE MACROECONÔMIA E MICROECONÔMIA.

Bom, para começar gostaria de explanar um pouco a origem e a área de estudo da Macroeconomia e da Microeconomia, antes de definir suas influencias no Ambiente de Negócios.

Essas duas categorias de economia usam abordagens diferentes quando estudam os efeitos, e padrões da economia. A microeconomia aborda as bases, essa abordagem tem o aspecto de estudar o consumidor em primeiro plano, a partir dela essa informação é analisada e trabalhada por toda a economia. A macroeconomia aborda os aspectos gerais, começando com o topo da economia: o governo. Essa abordagem se segue até o consumidor, tentando relatar efeitos e padrões da economia para desenvolver teorias.

2.1 MACROECONOMIA.

O nome Macroeconomia vem do grego: grande, amplo, largo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estava no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista. O termo macroeconomia teve origem na década de 1930 a partir da Grande Depressão iniciada em 1929, onde foram intensificadas a urgência do estudo das questões macroeconômicas. (Fonte:. http://pt.wikipedia.org/wiki)

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

2.1.1 OS MERCADOS DA ESTRUTURA MACROECONÔMICA:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

2.1.2 OS CONCEITOS DA ESTRUTURA MACROECONÔMICA:

 Balança de pagamentos

 Taxa de câmbio

 Banco central

 Inflação

 Moeda

 Poder de compra

 Política monetária

 Produto interno bruto

 Política fiscal

2.2 MICROECONOMIA

A Microeconomia por sua vez considerada a base da moderna teoria econômica, ela é o estudo das escolhas individuais, como essas escolhas são decididas, o que motiva os consumidores e os efeitos que elas têm na economia. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção, assim como fornecedoras de produtos. (Fonte:. http://pt.wikipedia.org/wiki)

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente competitivo. Essa teoria divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

• Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.

A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.

A teoria compara os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e a quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço. Constrói modelos que descrevem como o mercado pode conseguir o equilíbrio entre o preço e a quantidade, ou como pode reagir às alterações do mercado ao longo do tempo que é o que se denomina de mecanismo da oferta e da procura.

A Economia é uma das principais ciências sociais que analisa o mercado num contexto organizacional, pois se busca por produtos e serviços escassos para a satisfação das necessidades humanas que, muitas vezes, interfere no bolso dos produtores e consumidores. As empresas estão sempre buscando inovações para ampliar o seu quadro econômico e, por sua vez, a sua capacidade de produção. Diga-se, de passagem, que empregando de forma eficiente os recursos disponíveis para a produção de bens, sejam eles, materiais ou imateriais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com