TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negócios

Artigo: Ambiente Dos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

2 Ambiente dos Negócios

No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa:

- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados dois bons exemplos disso:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de Escriturar a contabilidade ;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

Várias são os benefícios das mudanças na microeconomia, dentre eles: Estímulo a livre iniciativa a capacidade empreendedora; contribuição para geração de novos empregos; absorção de mão de obra; desenvolvimento de profissionais em atividades diferentes; equalização do fluxo migratório em direção aos populosos centros urbanos e sem dúvida a grande quantidade de empresas que totalizam o segmento das micro.

Estudo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) indicou que a falta de planejamento e informações do mercado é a principal causa do desaparecimento das micro e pequenas empresas brasileiras. Cerca de 42% das falências de micro e pequenas empresas são causadas pela falta de planejamento e informações do mercado. Também foram mencionados como causadores do óbito dessas empresas a complexidade tributária e burocrática de um negócio (16,51%), a dificuldade no acesso a crédito (14,43%), tecnologias de gestão complexas e de alto custo (11,76%) e brigas familiares ou de sócios (6,65%). Infelizmente com a carga tributária atual não é possível um crescimento eficaz em um país que não sabe gerir suas políticas públicas. Não vimos investimentos reais e que gerem resultados a nível nacional. Nosso governo acha que investir em portos ou infraestrutura nos países estrangeiros pode a longo prazo beneficiar o nosso país. Concordo que se pelo menos houvesse um investimento maciço dentro de nosso país e que as políticas públicas apresentassem resultados positivos, não haveria motivos para reclamação da carga tributária, mas vemos hospitais sucateados, o transporte público é um caos, a educação não prepara o cidadão para o mercado de trabalho e o próprio mercado dificulta a contratação de novos trabalhadores por causa da concorrência por falta de vagas suficientes para a população. Não é necessário mudar um político

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com