TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem

Monografias: Ambiente Virtual De Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Vygotsky que atuou intensamente na área da educação infantil, contribuindo com estudos sobre aprendizado e o desenvolvimento, acreditava que o lúdico para ser educativo, tinha que despertar a curiosidade da criança, sendo o lúdico então uma ótima ferramenta a ser utilizada dentro da sala de aula, facilitando o aprendizado. Os jogos e brincadeiras pedagógicas despertam na criança o desejo de aprender, criando uma zona de desenvolvimento proximal, gerando uma interação entre a zona de desenvolvimento real – aprendizagens já consolidadas, e a zona de desenvolvimento potencial - aprendizagens que ainda serão consolidadas, então o jogo é a base para a fundamentação e efetivação do desenvolvimento.

O aspecto afetivo que há no jogo deve ser aproveitado em prol da aprendizagem, pois ele durante o jogo desenvolve nas crianças aspectos cognitivos. O lúdico possibilita trabalhar com os limites entre a imaginação e o real. Uma vez que a criança busca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde essa capacidade.É no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos e nós precisamos definir atentamente quais serão os objetivos que irão nortear o jogo na sala de aula, independente se for na dimensão afetiva quanto na cognitiva, pois só assim teremos bons resultados bons resultados na aprendizagem da criança. Vygotsky diz que "Tal como a situação imaginária tem de ter regras de comportamento também todo o jogo com regras contém uma situação imaginária" (Vygotsky in Bruce, 1991:36). Através do jogo a criança ensaia em cenários lúdicos comportamentos e situações que ainda não está preparada para viver na vida real, pode através dele se projetar nas atividades dos adultos, ensaiando atitudes, valores, hábitos que servirão como um aprendizado que fará toda a diferença quando estiver na vida adulta, mesmo havendo uma grande diferença entre o comportamento na vida real e o comportamento no jogo.

Segundo Vygotsky nas funções psicológicas superiores há um controle consciente do comportamento: a percepção, atenção e memória, que segundo ele não nascem com o ser humano, e onde não há o aprendizado, não há o conhecimento. Então mais importante do que o brincar, é definir os objetivos que se deseja alcançar através da brincadeira, tornando esse momento de aprendizagem de fato significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com