TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes Aquaticos

Artigo: Ambientes Aquaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Aquatico

Os vertebrados originaram-se no mar, e a maior parte dos vertebrados viventes é descendente de grupos que permaneceram no ambiente aquático desde então. Cerca de 73% da superfície terrestre é coberta por água ocupando os oceanos, rios, lagos e outros corpos d’água. Os peixes adaptaram-se praticamente em todos os ambientes aquosos, desde os fundos dos oceanos até os riachos montanhosos. Apesar dos ambientes aquáticos parecerem inóspitos, estes ambiente tem a maior taxa de energia disponível, sendo os diferentes tipos de ambientes aquáticos apresentam suas peculiaridades, e os peixes apresentam adaptações para tais ambientes.

As diferentes propriedades físicas da água em relação ao ar foram pressões seletivas importantes na evolução dos grupos aquáticos. Como por exemplo, a força da gravidade é uma força importante agindo sobre os animais terrestres, todavia a resistência apresentada pelo ar é trivial para a grande maioria dos animais terrestres. Na água a relação mostra-se oposta, a atuação da gravidade é minimizada, enquanto que a resistência apresentada pela água é muito forte.

A obtenção de oxigênio na água também é diferenciada. A maioria dos vertebrados aquáticos apresenta brânquias onde ocorrem as trocas gasosas. As brânquias dos peixes estão dispostas nas bolsas faringeanas, e o fluxo da água em geral é unidirecional, entrando pela boca e saindo pelas brânquias. A superfície respiratória de uma brânquia representa pequenas delicadas expansões da superfície dos arcos braquiais. Conforme a água deixa a cavidade bucal, ela passa sobre os filamentos branquiais onde ocorrem as trocas gasosas. Este processo de movimentação da água funciona com base em diferenças de pressões entre a cavidade oral e o ambiente ao redor. Quando a boca está aberta e os opérculos fechados se distendem a pressão dentro da cavidade oral diminui e, portanto a água entra. Quando a boca se fecha e os opérculos se abrem mas se comprimem a água é forçada a sair pelas brânquias ocorrendo as trocas gasosas.

A maioria dos peixes utiliza esse único mecanismo de obtenção de oxigênio, todavia, peixes que ocupam ambientes com baixa nível de oxigênio dissolvido, em geral apresentam estruturas que auxiliam nas trocas gasosas. Diversos grupos de peixes apresentam diferentes regiões do corpo adaptados na obtenção de oxigênios. Além das brânquias estes grupos especializados utilizam a boca altamente vascularizada, regiões posteriores da cabeça, a bexiga natatória, porções do estômago e do intestino, entre outras. Alguns peixes utilizam esta respiração como alternativa quando o oxigênio dissolvido na água diminui, todavia outros peixes como os anabatídeos (por exemplo, o peixe Betta) utilizam os outros sítios de troca gasosa obrigatoriamente.

Levando em conta os peixes pulmonados é possível reconhecer que o pulmão apresentado por estes peixes, bem como os pulmões dos vertebrados terrestres são homólogos a regiões do intestino modificados para respiração. Esta condição pulmonada, de acordo com estudos mais recentes parece ser a condição plesiomórfica dos peixes ósseos.

Portaleducação.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com