TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aministração programa 5S

Projeto de pesquisa: Aministração programa 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

LETICIA BRITO CORREIA BRANCO RA: 933750-4

PRISCILA ALVES OZORIO RA: B06DBA-4

SISTEMA TPS, SEIS SIGMA E 5´S

SÃO PAULO

2011

RESUMO

Como o programa 5S têm sua origem nas iniciais das palavras japonesas seiri.

Em português são conhecidos como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e auto-disciplina. Também temos o TPS que com a fabricação e logística para o fabricante de automóvel, incluindo a interação com os fornecedores e clientes.

Pois o sistema é um importante precursor do mais genérico que desenvolveu o sistema entre 1948 e 1975. E para completar tem o seis sigma que ajuda a melhorar sistematicamente os processos ao eliminar os defeitos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 TPS 5

2.1 SISTEMA TOYOTA DA ADMNISTRAÇÃO 5

2.2 CARACTERISTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO (TOYOTA PRODUCTION SYSTEM) 6

2.3 ASPECTOS IMPORTANTES 9

3 SEIS SIGMAS 11

3.1 Sistema Seis Sigma de Administração 11

3.2 Princípios da Metodologia Seis Sigma 12

3.3 Hierarquia estabelecida por algumas empresas que implantaram o “Seis Sigma”: 13

4 5 “S” 15

4.1 Definindo os 5S 15

4.2 Senso de Utilização - Seiri 16

4.3 Senso de Ordenação - Seiton 17

4.4 Senso de Asseio (SEIKETSU) 17

4.5 Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) 18

5 CONCLUSÃO 19

6 BIBLIOGRAFIA 20

1 INTRODUÇÃO

A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos das organizações que

presidem de forma eficiente. Como o programa 5S que ajuda reduzir gastos.

2 TPS

2.1 SISTEMA TOYOTA DA ADMNISTRAÇÃO

O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta eLean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logoapós a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha umaprodutividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o quenaturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestrede invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principalexecutivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar aeficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.O sistema de Produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e HenryFord no início da século XX, predominou no mundo até a década de 90.Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção emlarga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistematinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início nãohavia grande preocupação com a qualidade do produto.Já no Sistema Toyota de Produção os lotes de produção são pequenos,permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzirum lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, comcores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja,desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma únicamáquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade doproduto é extrema. Foram desenvolvidas diversas

técnicas simplesmasextremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.De acordo com Taiichi Ohno (1988):Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos anão ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores,cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundoindustrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo,em pequenas quantidades.A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absolutaeliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Autonomação.

Os 7 desperdícios que o sistema visa eliminar:

1. Superprodução, a maior fonte de desperdício.

2. Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas

para serem processados.

3. Transporte, nunca geram valor agregado no produto.

4. Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem

existir.

5. Estoque, sua redução ocorrerá através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com