TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor sem Escalas

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

AS INFLUÊNCIAS DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL SOBRE O INDIVÍDUO

Leticia Fernanda Ceccato Waier[1]

A finalidade deste trabalho é explorar a relação do ser humano com a organização por meio do filme Up in the air (Amor sem escalas) dirigido por Jason Reitman em 2009, exibindo as habilidades que um indivíduo adquire com a experiência e os desafios que precisa encarar a partir do momento que se depara com a mudança organizacional. O longa-metragem tem como personagem principal Ryan Bingham (interpretado por George Clooney), além de Natalie Keener (representada por Anna Kendrick) e Alex Goran (representada por Vera Farmiga).

Ryan Bingham é um homem que viaja o mundo a trabalho, ele tem a difícil tarefa de demitir pessoas todos os dias, mas precisa fazer isso de uma forma que motive a pessoa que está sendo demitida a enxergar o fato como uma nova oportunidade no mercado de trabalho e na sua vida pessoal. Ele transmite o acontecimento não considerando que seja o fim de uma carreira, mas tentando mostrar que é uma nova porta que se abre na vida das pessoas.

Com a experiência adquirida de todos os dias por estar em contato direto com algum indivíduo, Ryan desenvolveu uma reconhecível habilidade para lidar com pessoas. Isso fica claro em seu jeito de se expressar e de dialogar, expondo uma tranquilidade que se mantinha até nos momentos de tensão.

Uma grande parte vida de Bingham é destinada ao seu trabalho, tanto que em um ano ele passou 322 dias viajando a trabalho e ficou em casa apenas por 43 dias. Quando se hospeda em um hotel em Dallas ele conhece Alex, uma mulher na qual ele encontra semelhanças com si próprio, como por exemplo a grande quantidade de cartões que ambos possuem. No decorrer da noite Ryan revela para Alex que tem um uma meta a atingir com seu trabalho, mas que ainda na alcançou esse objetivo. Ele pretende chegar a 10 milhões de milhas percorridas em sua carreira.

Bingham possui uma aptidão que é característica fundamental de um líder, a motivação. Além de usar sua habilidade de dialogar com as pessoas na hora de demiti-las, ele também dava palestras que estimulavam as pessoas para superarem as dificuldades do dia a dia, e mais leves poderem alcançar suas metas. Assim, Montana (1999) diz que motivação é o “processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.

A vida de Ryan muda completamente quando surge Natalie Keener, uma jovem que chega a empresa com o propósito de modificar o método usado pela organização para demitir pessoas. Ela apresenta um projeto no qual as demissões são feitas através de um processo virtual, onde seria possível economizar com gastos, visto que não seria mais necessário o deslocamento para efetuar a demissão. Assim Bingham precisa enfrentar o processo de mudança organizacional.

Segundo Chiavenato (1999):

A mudança é um aspecto essencial d [sic] criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda a parte:  nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.

Esse processo de mudança na organização onde Ryan trabalha se dá por meio da inovação, que em conjunto com a tecnologia, faz com que a empresa obtenha um diferencial no mercado, além de crescer empresarialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com