TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santa Casa de SP Recua e Suspende Demissões

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GOIÂNIA 2015

Fernanda Rodrigues Lemes

“Santa Casa de SP recua e suspende demissões”

FERNANDA RODRIGUES LEMES

“Santa Casa de SP recua e suspende demissões”

EPÍGRAFE

SUMÁRIO

1 OBJETIVO GERAL...................................................................................................3

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ....................................................................................3

3 INTRODUÇÃO ......................................................................................................4;5

4 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................5

1.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ............................................................................5

1.2 ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO.................................................................5

1.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE......................................................................5;6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................6

REFERENCIAS .......................................................................................................6;7

OBJETIVO GERAL

Analisar a situação descrita no artigo: “Santa Casa de SP recua e suspende demissões” tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas exigidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar os conceitos abordados nas disciplinas do 2º semestre, visando integrar os conteúdos na construção de um texto.

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como principal objetivo abordar o tema: “Santa Casa de SP recua e suspende demissões” no âmbito da Gestão de Recursos Humanos. Após analisar os aspectos abordados no artigo supracitado, foi preciso pesquisar mais informações sobre essa instituição para entender e buscar o motivo da crise financeira da mesma. Fundada há mais de quatro séculos, a irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada com cerca de 7 mil funcionários do hospital, pouco mais de 2 mil estão em funções administrativas.

O superintendente da instituição Irineu Massaia, planejava demitir mais de mil funcionários. Em crise financeira, a Santa Casa de SP decidiu recuar no plano de demissões anunciado em dezembro de 2014. Na quarta-feira 28 de janeiro de 2015, a mesa administrativa da entidade decidiu suspender a medida.

Nenhum funcionário havia sido demitido até então, mas o número de dispensas (1.100) já havia sido comunicado pela direção do complexo hospitalar ao Ministério Publico do Trabalho (MPT), em audiência. Em dezembro de 2014 o superintendente havia dito que um primeiro estudo apontou excesso de funcionários, principalmente da área administrativa. Ele afirmou que o corte de 20% da folha de pagamento representaria uma economia de cerca R$ 4 milhões mensais para a santa casa.

Buscando entender o que desencadeou essa crise me resta apenas dizer que foi a má gestão, como disse o promotor de saúde do estado de SP Sr. Artur Pinto Filho “A gestão foi conduzida de forma amadora, para dizer o mínimo, é uma situação de catástrofe completa”.

DESENVOLVIMENTO

Diante das informações obtidas através de pesquisas, pude perceber que a santa casa de SP pra chegar à tamanha crise deve-se a uma gestão mal administrada, sabemos que quando uma empresa, instituição e/ou negócio não tem uma boa gestão, acarreta-se muitos problemas com o passar do tempo. Muita coisa suja é varrida pra debaixo do tapete (como desvio de verbas, aquisição de produtos mais caros, esbanjo de poder entre outros fatores que acarretam ao fracasso).

1.1 Relacionado à disciplina: Sistemas de informação diante das informações apontadas no artigo da Santa Casa SP percebe-se que se enquadra o fato de que através do programa (sistema, relatórios, planilhas, gráficos) da instituição foi que o gestor pôde obter a informação de que existem mais funcionários do que a folha de pagamento permite pagar, problema que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com