TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL “Santa casa de São Paulo recua e suspende demissões”

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Significado da Sociedade da Informação e do Conhecimento 5

2.2 Benefícios trazidos pela Sociedade da Informação e do Conhecimento para as pessoas e para as empresas 5

2.3 Problemas trazidos pela Sociedade da Informação e do Conhecimento para as pessoas e para as empresas 5

2.3.1 Para as empresas: 5

2.3.2 Para as pessoas: 6

2.4 Como a demissão em massa de funcionários pode impactar a organização no que diz respeito ao Sistema da Informação e do Conhecimento? 6

2.5 Como isso poderia impactar os serviços oferecidos por uma organização como a Santa Casa de São Paulo? 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo rever os conceitos que levam a demissões em massa, com base no artigo “Santa Casa de São Paulo recua e suspende demissões”.

Com intuito de relacionar o mercado atual com o emprego a sociedade e a economia.

Fazer uma relação com os aspectos abordados no artigo com o âmbito da Gestão de Recursos Humanos no que diz respeito à Sociedade da Informação e do Conhecimento,

Rever contribuições e prejuízos que a Sociedade da Informação e do Conhecimento e pode trazer para as empresas e para as pessoas.

Avaliar quais impactos a demissão em massa pode causar a uma grande organização que presta serviço à população.

2 DESENVOLVIMENTO

Em crise financeira a primeira alternativa vista pela Santa Casa de misericórdia de São Paulo foi reduzir o quadro de funcionários, gerando revolta em seus funcionários.

“(...) Santa Casa acusa governo de Alckmin de não repassar verbas federais. O provedor da Santa Casa de São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, 72, acusou nesta sexta-feira (25) o governo do estão de São Paulo de deixar de repassar parte da verba federal destinada a entidade, a exemplo do que fizera na véspera o ministério da saúde. A afirmação, feita em entrevista a folha, ocorre após a suspensão do atendimento de emergência do maior hospital filantrópico do país, que gerou um embate sobre as responsabilidades pela penúria financeira da Santa Casa”. (Folha de São Paulo, 2014).

De inicio a empresa não avaliou o principal motivo da crise financeira. Não considerando a possibilidade de gastos excessivos em alguns setores, privilégios financeiros, gastos desnecessários com materiais e outros. A estratégia simplesmente de demitir a fim de reduzir de imediato os gastos com a folha de pagamento foi precipitado e infeliz, uma vez que a organização tem uma demanda de serviço a ser prestado.

Já o pedido de afastamento do provedor da Santa casa Kalil Rocha Abdalla foi estratégico a fim de acalmar os ânimos e prorrogar suas justificativas quanto ao numero de funcionários contratados por paciente que é três vezes maior que o encontrado em outros hospitais, evidenciando assim uma má gestão que levou a santa casa a essa crise financeira.

Pensando em termos microeconômicos essa demissão de 1.100 funcionários representa a perda do poder de compra desses cidadãos e o aumento do índice de desemprego na região afetando não só os funcionários demitidos, mas toda a sociedade que conta com os recursos desse trabalhador que é empregado na economia local.

Essa crise na santa casa de São Paulo é considerada sim um problema macroeconômico, pois interfere diretamente na economia do país alem de elevar as taxas de desemprego diminui a renda per capta, interferindo também em outras regiões seja pelo fornecimento de produtos, prestação de serviços ou por investimentos feitos pelo governo federal que segundo o provedor não chegam integralmente na instituição.

Com tudo isso a Santa Casa voltou atrás nas demissões, fundamentando-se em uma visão ética de demissão em massa que prejudica os funcionários e a imagem da empresa que fica comprometida evidenciando problemas de gestão.

“(...) É certo de que as demissões em massa afetam não só o empregado demitido, mas também a empresa, que tem sua postura ética questionada pelo público interno e externo. Além disso, se a corporação for de grande porte, ela se torna alvo de especulações da mídia, o que pode manchar a imagem e reputação da marca. E mais! A diminuição brusca no número de trabalhadores também afeta a qualidade do produto final que a empresa oferece, seja ele um serviço ou um bem material”. (Ferraz advocacia São Paulo, 2014).

2.1 SIGNIFICADO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

O conhecimento não é a informação e sim sua primeira forma. É necessário um tratamento adequado para que a informação se transforme em conhecimento. Classificar, analisar, contextualizar, relacionar a capacidade de produzir novas formas de existência e humanização.

2.2 BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS E PARA AS EMPRESAS

A Sociedade da Informação e do Conhecimento trouxe para as pessoas a possibilidade de receber e transmitir conhecimento de forma rápida e eficaz através dos diversos programas de gestão e possibilitou crescimento planejado e estruturado das empresas.

2.3 PROBLEMAS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS E PARA AS EMPRESAS

2.3.1 Para as empresas:

a) Definição do sistema a ser implantado;

b) Custo relacionado á utilização e manutenção do sistema;

c) Mão de obra qualificada para operar o sistema;

2.3.2 Para as pessoas:

a) Custo com capacitação para continuar no mercado;

b) Desenvolvimento intelectual;

c) Readequação ao novo cenário de trabalho

2.4 COMO A DEMISSÃO EM MASSA DE FUNCIONÁRIOS PODE IMPACTAR A ORGANIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO SISTEMA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO?

Nem todas as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com