TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Proposta Pedagogica

Dissertações: Analise Da Proposta Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 9

14 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

O CEMEI mundo da criança se situa na Avenida Queluz, s/n, no bairro Maracanã, localizada na cidade de montes claros no estado de Minas Gerais, sua missão é cuidar e educar crianças de 3 a 5 anos de idade. Para melhor organização do CEMEI, os grupos de crianças devem ser organizados obedecendo a uma razão adequada, embasada em lei. O projeto politico pedagógico possui sintonia com a LDB, PCN E Diretrizes. É missão da escola formar cidadãos pensantes e reflexivos. Nossa proposta pedagógica compreende que a criança é sujeito de sua aprendizagem, que na sua relação com o outro, é capaz de mudar o mundo. A concepção em que nós apoiamos é o sociointeracionismo, no qual a ação pedagógica é dinamizada constantemente pelas relações que se estabelecem na sala de aula e no escolar, pelo fazer cotidiano do professor. Nessa perspectiva trabalharemos com a Pedagogia de Projetos que está em consonância com os nossos objetivos. Nosso trabalho parte de um olhar diferenciado sobre a criança e sobre a nossa maneira de ensinar buscando incluí-la ao máximo no processo.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 explicita no art. 30, capitulo 11 que a Educação infantil será oferecida em:

I. –creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade.

II. –pré-escola para as quatro a seis anos.

Esta proposta para educação infantil adota a mesma divisão por faixa etária contemplada nas disposições da LDB. Do ponto de vista das diversas teorias do desenvolvimento, buscou-se buscar possíveis regularidades relacionadas aos aspectos afetivos, emocionais, cognitivos e sociais das crianças da faixa etárias abrangidas. A ideia fundamental da proposta é que a instituição de ensino infantil dê condições materiais, pedagógicas, culturais, sociais, humanas, alimentares, especiais para que a criança viva como sujeito de direitos. Enquanto ser competente, ativo e que constrói sua identidade, seu conhecimento nas interações com os outros, com os objetos. A criança precisa ser compreendida, inserida na historia, na cultura, na cultura e no mundo social do qual faz parte. Desta forma, expressa o sujeito que é com saberes, vivencias, modos de ser e de existir em que os problemas políticos, sociais e culturais são redesenhados pela sua rotina, rituais e tradições na instituição escolar (a discriminação, a exclusão, a diversidade e as disparidades socioeconômicas tão comuns à realidade brasileira). Dessa forma torna necessário que os profissionais da educação infantil tenham consciência das especificidades da faixa etária de 0 a 6 anos, impedindo que qualquer criança esteja em situação de risco.

Nesta perspectiva, a infância é considerada, em que cada idade, tem em si mesma, uma identidade própria, uma educação própria, uma realização própria de cada idade, como vivencia em si e não como tempo de preparação.

A proposta analisada explicita de forma clara a organização dos conteúdos: língua portuguesa (os compôs conceituais e os eixos temáticos-leituras, linguagem oro e escrita/tipologia, alfabetização e letramento). “artes na Educação infantil distribuído” em quatro modalidades (os campos conceituais e os) eixos temática- números, sistemas de numeração, operações, grandezas e elaborados de forma clara e sucinta esboçando os campos conceituais, objetivos gerais e específicos, metodologia de ensino (projetos interdisciplinares) recursos metodológicos, intervenções pedagógicas e forma de avaliação. Há no final de cada área do conhecimento uma reorganização de propostas de trabalho contendo: os conteúdos, objetivos e sugestões e atividades por faixa etária da criança.

A creche, assim como na pré-escola, é equipamento educacional e não apenas de assistência. Neste sentido a viabilidade de execução do trabalho apresenta características da nova concepção de educação infantil que consistem na integração das funções de cuidar e educar. Assim a educação infantil usa proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu Desenvolvimento físico, motor emocional, intelectual, moral e como estimular seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. (e.f., LDB, art. 29). Neste sentido, necessário se faz buscar ações pautadas pelo principio da direito da criança à saúde, a educação, ao bem-estar social, a cultura, ao respeito à vida. Para isso, será preciso desenvolver programas e projeto que contemplam essa forma de trabalho interdisciplinar. O projeto desenvolvido nesta instituição parte dos problemas ou temáticas que podem surgir de um aluno em particular, de um grupo de alunos, da turma, do professor ou da própria conjuntura. O que se faz necessário garantir é que esse problema passe a ser de todos, com envolvimento efetiva na definição dos objetivos e das etapas para alcança-los, na participação nas atividades vivenciadas e no processo da avaliação. E ao pensar no desenvolvimento de um projeto três momentos são configurados problematização (ponto de partida), desenvolvimento (estratégias) e síntese, estes são, portanto momentos de um processo e não etapas estanques.

Entendida nessa perspectiva, a pedagogia de projetos é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto á construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam. Nesta perspectiva, concebe a infância que tem que ser vivida em uma totalidade, é fazer com que escola seja verdadeiramente inclusiva, é torná-la enquanto espaço de formação de ensino de qualidade para todos os alunos. Implica em acolher a todos as crianças independentes se suas peculiaridades é considerar que as pessoas são seres únicos, diferentes uns dos outros e, portanto, sem condições de serem categorizados. O conteúdo real da filosofia denota o saber da razão humana, a qual penetrando ate a s ultimas razões, investiga a realidade global. As crianças são inseridas num debate filosófico muito antes de se darem conta da profundidade com que abordam o conhecimento humano tendo como base essa concepção da criança, adota uma concepção d que ela é capaz de pensar e pensar por si mesma, onde a construção do conhecimento e do aprendizado se faz a partir do confronto com situações em que elas se veem envolvidas, mobilizadas para a busca de respostas e soluções.

Os campos conceituais da filosofia abordam: “a logica” – eixos temáticos: Conhecimento científico e não cientifico e regras para verificação da verdade ou falsidade de um pensamento. ““A “ética”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com