TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria de açúcar e álcool

Tese: Indústria de açúcar e álcool. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O setor sucroalcooleiro tem estado no centro dos debates das políticas públicas ambientais, sendo objeto de discussões nos conceitos de sustentabilidade e uso da água.

A cana-de-açúcar está ligada ao desenvolvimento econômico do Brasil. Mas, foi só a partir do século XX, que se descobriu no álcool uma opção energética atraente. Entre 1905 e meados de 1920, sucederam-se diversas tentativas da agroindústria sucroalcooleira de promover o álcool como combustível automotivo, apresentando um nível de octanagem superior ao da gasolina, não contém enxofre, o que evita a emissão de compostos de enxofre e a contaminação dos conversores catalíticos, e tem uma pressão de vapor inferior a da gasolina, o que resulta em menores emissões evaporativas. A partir daí, o Brasil tornou-se o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (cerca de 50% desta cana cultivada é usada na produção de álcool combustível (etanol)).

Há, aproximadamente, 400 indústrias sucroalcooleiras espalhadas pelo território brasileiro, encontradas próximas de mananciais de água. São elas que atendem a alta demanda de processamento de matéria prima no processo de produção de açúcar e álcool, para abastecer o mercado interno e externo. Porém, o processo produtivo consome quantidade significativa de água (que está presente em todas as etapas, desde a entrada da cana-de-açúcar até o tratamento do caldo, fermentação e limpeza de piso e maquinários) gerando grande quantidade de águas residuárias, que em sua maioria podem ser utilizadas na fertirrigação.

O balanço híbrido da usina, é um método eficaz importante na redução do uso desta água, é através dele que conseguimos evidenciar onde o uso pode ser melhorado e aplicado em forma de reuso. O reuso desta água, minimiza a captação sobre os mananciais e possibilita a substituição da água potável por outra de qualidade inferior que seja compatível com o uso a que se refere. É um instrumento que facilita o controle contra o desperdício já que grandes volumes de água são poupados através das águas originárias de efluentes tratados dentro do padrão de portabilidade da demanda requerida.

Outro material que reutilizado é a vinhaça ou vinhoto, um dos principais exemplos de efluentes gerado na produção de açúcar e álcool, que serve como fertilizante para a própria lavoura de cana-de-açúcar devido ao seu alto teor de potássio, que trará beneficiamento na composição química do solo. Esse beneficiamento é facilmente notado quando se faz as colheitas das plantações que receberam essa fertiirrigação, por apresentarem maior rendimento em números de colheitas que as plantações que não foram irrigadas.

Outro aspecto a ser explorado são as águas de descarte, como uma nova alternativa de reaproveitamento. Utilizada na fertiirrigação, está água não possui restrições nos padrões de qualidades, porem, há certa preocupação na possibilidade de ocorrência de eventos não programados, como acidentes, chuvas excessivas ou quando o canavial não necessita de água, por isso é de extrema importância que as águas residuárias sejam tratadas para a redução máxima da carga orgânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com