TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistema 1

Trabalho Universitário: Analise De Sistema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  10.872 Palavras (44 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 44

Análise de sistemas I

1. INTRODUÇÃO

Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que formam uma atividade para atingir um determinado objetivo em comum; operando sobre dados, energia ou matéria como entrada. A palavra “sistema”, etimologicamente, origina-se do grego “syn-istemi”, onde syn quer dizer “com” e istemi significa “colocar junto”.

Quando pensarmos em sistemas, devemos ter em mente cinco considerações básicas:

•os objetivos totais do sistema;

• o ambiente do sistema,

• os recursos do sistema,

• os componentes do sistema e suas finalidades,

• a administração do sistema.

2. TEORIA GERAL DE SISTEMAS

A Teoria Geral de Sistemas, inicialmente concebida pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy e publicada entre 1950 e 1968 nesta teoria define-se que qualquer sistema genérico pode ser considerado como constituído de vários outros sistemas menores ou, inversamente, pode ser tomado como parte, juntamente com outros, de um sistema maior.

2.1 Classificação dos sistemas

Sistema determinístico: é aquele no qual as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, não dando lugar a dúvidas. Sistema probabilístico: é aquele para o qual não poderá ser fornecida uma previsão detalhada, pode-se prever probabilisticamente o que acontecerá em determinadas circunstâncias.

2.2 Caixa Preta (Black Box)

Utiliza-se o conceito de caixa preta em duas circunstâncias:

• quando o sistema é impenetrável ou inacessível, por alguma razão;

• quando o sistema é excessivamente complexo, de difícil explicação ou detalhamento.

O conceito de caixa preta refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementos internos são desconhecidos e que só pode ser conhecido “por fora”, através de manipulações externas ou de observação externa. Entrada, insumo ou impulso fornece o material ou energia para a operação do sistema. Saída, produto ou resultado (output) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema. Processamento, processador ou transformador (throughput) é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas ou resultados

2.3 Retroação (Feedback)

A Retroação (ou retroalimentação) é um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema ou de uma máquina volta à entrada. A Retroação serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar: quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a Retroação se incumbe de regular a entrada para que a saída se aproxime do padrão estabelecido.

2.4 Homeostasia

Homeostasia, ou “estado firme”, é a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro dos limites aceitáveis, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassem os limites da normalidade. Quando há a quebra deste equilíbrio, chamamos de Homeorese.

2.5 Entropia

É a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para a desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade. À medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem em estados mais simples.

2.6 Tipos de Sistemas

2.6.1 Quanto à constituição

• Sistemas físicos ou concretos: quando compostos de hardaware,equipamentos, de maquinaria, coisas reais • Sistemas abstratos: quando compostos de software, de conceitos, planos, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas.

2.6.2 Quanto à sua natureza

• Sistemas fechados: são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. • Sistemas abertos: São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o meio ambiente, através de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o ambiente.

AULA 2

Quando as partes trabalham para tratar, gerenciar, armazenar e recuperar informações, temos um sistema de informação.

Para ser considerado um sistema de informação, alguns fatores devem ser observados:

• Rápido acesso às informações;

• Segurança no acesso;

• Garantia de integridade;

• Confiabilidade nas informações;

• Possibilidade de processamento e tratamento da informação.

2. DADO X INFORMACAO

Dados são os fatos na sua forma primária que representam as coisas do mundo real, como o número de uma peça do estoque de uma empresa, o nome de um cliente, os produtos de uma venda. Os dados podem ser entendidos como fatos brutos.

Informação é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. Os dados são transformados em informações com o acréscimo de conhecimento e para isso precisam sofrer algum tipo de processamento, através de regras e relações estabelecidas para organizar esses dados.

O processo de transformação é uma série de tarefas logicamente organizadas, executadas para atingir um resultado definido.

3. SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO EM COMPUTADOR

Um sistema de informação é um conjunto organizado de técnicas e métodos destinados à obtenção, armazenamento e utilização de informações. O sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com