TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estrategica

Exames: Analise Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Estratégica: Um Estudo na Lanchonete e Pizzaria “ Bom Te Ver “

Nos dias de hoje, no mundo globalizado repleto de inovações e competitivo. A existência e a permanência no mercado esta cada vez mais difícil. Para que uma empresa consiga sobreviver é necessário que ela ofereça seus serviços com qualidade.

A Lanchonete e Pizzaria “ Bom Te Ver “ é uma empresa que está no mercado a mais de 8 anos. Ela investiu na sua estrutura para melhor atender seus clientes.

A busca pela competitividade e a permanência no mercado está levando as empresas a se reorganizarem aumentando a prestação dos seus serviços, através de atitudes como: atenção, cuidados,responsabilidades, melhor atendimento, melhor flexibilidade de pagamento, um cardápio variado e qualidade.

Para que um negócio ganhe vantagem competitiva é necessário que ele alcance um desempenho superior ao da sua concorrência. Para isso, a organização deve estabelecer uma estratégia adequada, que se fundamente em dois fatores: objetivos coerentes e conhecimento de negócios (SERRA, TORRES e TORRES, 2003).

É importante compreender bem a área e negócios na qual a empresa está inserida, para que não afetem o seu desempenho interno e a sua imagem perante a sociedade.

Para Colenghi , ( 2007 ) apud Alves ET AL, ( 2007), o planejamento estratégico é obtido a partir do esforço concentrado da direção da empresa, e tem como base fundamental á missão e o negocio da por ela definida, levando-se em consideração o levantamento, analise e proposição de soluções mediante um plano de ação que objetive garantir a qualidade desejada pelos clientes da organização.

Um bom planejamento é conhecer os seus concorrentes. E importante conhecer as forças e as fraquezas para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva.

Um instrumento extremamente útil nas organização do planejamento estratégico, é o Análise SWOT uma ferramenta que foi criada por professores da Harvard na década de 70, que estuda a competitividade de uma organização.

Com quatro variáveis: forças X fraquezas, oportunidades X ameaças.

Forças: está relacionado as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes de uma forma geral. Algumas perguntas podem ser feitas, como por exemplo, o preço é competitivo? A qualidade do produto é melhor? A distribuição é mais eficiente? O que a empresa faz bem? O que a empresa possui melhor que seus principais concorrentes diretos?

Verifica quais os pontos fazem a empresa ter mais vantagem competitiva.

Fraquezas: devem ser bem estudadas, por que uma pequena parte das causas costuma causar a maior dos problemas. Que também pode ser descoberta com as seguintes perguntas: Onde a minha empresa deveria melhorar? Por que meus clientes escolhem os concorrentes? Po que os clientes não voltam depois de uma compra?

Oportunidades: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como exemplo, temos a atuação governamental em algum setor, índices econômicos e qualquer outro fato que influencie diretamente o mercado de atuação da empresa.

Ameaças: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com