TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estrategica

Artigos Científicos: Analise Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  403 Visualizações

A palavra estratégia existe há séculos, e foi desenvolvida pelos militares gregos para obter sucesso nas batalhas contra exércitos inimigos.

Com o aumento da concorrência entre as organizações, o termo estratégia foi transplantado das artes militares, para a administração com o propósito de conseguir sucesso nas batalhas gerenciais.

Segundo Ghemawat (2000, p.16), "estratégia é um termo criado pelos antigos gregos, para quais significava um magistrado ou comandante-chefe militar".

O conceito de estratégia traz muitas contradições no campo da teoria administrativa, devido a alguns fatores serem usados de maneira universal, e outros determinados fatores, usados somente em algumas situações, e também, dependendo do setor em que a empresa atua, a mesma estratégia pode ter sucesso numa situação, enquanto em outra, um total fracasso.

Montana & Charnov (1999, p.118), identificam a estratégia em: "determinar as oportunidades, as capacidades, os valores e as obrigações e então compará-los em busca da missão da organização".

A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia também é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e dos objetivos principais da organização.

Os objetivos são os resultados que a organização pretende atingir. Algumas empresas utilizam os objetivos como base de seu planejamento estratégico, para depois pensar nas estratégias específicas.

Os objetivos, que podem ser enunciados como alvos bastante precisos e focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados de determinada organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com