TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada

Ensaios: Analise Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

A modelagem de dados é uma técnica muito utilizada para definir as regras do sistema e a estrutura do seu banco de dados. Esta técnica faz parte do processo de desenvolvimento de um sistema de informação e tem uma grande importância para o bom resultado do projeto.

'Modelar os dados' nada mais é que desenhar o sistema de informações através de entidades lógicas e definir suas dependências visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno utilizando um dos seguintes tipos de relacionamentos: 'um-para-um', 'um para muitos', 'muitos para muitos' e 'um para muitos'.

Modelo Conceitual: Este conceito é baseado no mais alto nível e deve ser utilizada para envolver o cliente por que o foco é discutir os aspectos do negócio e não qual tecnologia será utilizada. Este modelo é mais fácil de se compreender já que não há limitações ou aplicações tecnologicas. O diagrama que deve ser constituído é o Diagrama de Entidade e Relacionamento.

Figura 1

Modelo Lógico: Este conceito é mais complexo e possui algumas limitações pois implementa recursos como nome da tabela, relação de atributos, definição de chaves primárias e estrangeiras. Este modelo deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.

Figura 2

ANDRÉ RINALDI COSTA – RA 8818335984

Modelagem é a técnica que faz parte do processo de desenvolvimento de um sistema, é fundamental para se obter resultados no projeto, sendo utilizada para definir as regras de um sistema e a estrutura do banco de dados, essa técnica possui regras que podem ser alteradas de caso para caso, mas sempre que modificado seguir uma série de testes para não sair do seu padrão.

O modelo conceitual consiste em envolver o máximo de abstração, não levando o banco de dados em consideração, sendo a forma mais simples de exibir os fatos, tornando mais fácil a compreensão do cliente que será envolvido, com a finalidade de obter um melhor levantamento de dados, que servira de suporte parar a construção do modelo.

O modelo lógico, um pouco mais complexo, pois abrange mais sobre o banco de dados e informações mais técnicas, sempre levando em conta o levantamento de dados obtido no modelo conceitual.

ANDERSON OLIVEIRA – RA 9902002352

O modelo conceitual é um modelo de modelagem de banco de dados que busca mostrar aos clientes suas relações com as outras entidades do banco de dados. Nem a tecnologia usada para criar o banco de dados e nem suas relações entre tabelas são apresentadas para o cliente.

O modelo lógico é voltado totalmente para parte técnica do banco de dados, seguindo os padrões de normalização, criação de chaves primarias e usando o modelo conceitual para extrair dados importantes.

Os dois tipos de modelagem caminham juntos em alguns aspectos, porém é preciso ter um certo feeling para identificar suas diferenças. Quando se trata de conversas com usuários ou clientes que geralmente são leigos no assunto, espelhando-se nisso o primeiro modelo citado (Conceitual) se encaixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com