TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise SWOT

Artigos Científicos: Analise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

A ferramenta de análise SWOT é excelente para que se desenvolva e se entenda uma organização ou situação e o processo decisório de todos os tipos de situação nos negócios, nas organizações e no nível pessoal.

Os cabeçalhos da análise SWOT fornecem uma boa estrutura para que se reveja a estratégia, o posicionamento e o rumo de uma empresa, produto, projeto ou pessoa (carreira).

A realização de uma análise SWOT poderá ser bastante simples, no entanto, os pontos fortes residem em sua flexibilidade e experiente aplicação. Lembrem-se de que a coleta de dados representa apenas uma parte do quadro.

Trata-se de uma ferramenta de planejamento que ajuda a entender os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças envolvendo um projeto ou uma empresa. Significa especificar o objetivo da empresa ou do projeto e identificar os fatores internos e externos que apoiam ou dificultam o alcance daquele objetivo. O SWOT é frequentemente usado como parte de um processo de planejamento estratégico.

SWOT é a sigla em inglês para "Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças".

Há várias maneiras de representar isso graficamente em uma matriz ou grade de análise. Nesta página, mostro diversas versões - use a que melhor se adaptar à sua aplicação e estilo preferido.

Embora à primeira vista isso possa parecer um modelo simples e de fácil aplicação, posso dizer, por experiência própria, que realizar uma análise SWOT que seja ao mesmo tempo eficaz e significativa, requer tempo e recursos significativos. Isso não poderá ser feito eficazmente por uma só pessoa. Exige o esforço de uma equipe. A metodologia apresenta a vantagem de poder ser usada como uma ferramenta "rápida e rasteira", ou como ferramenta abrangente de gestão, sendo que uma conduzirá à outra. Essa flexibilidade é um dos fatores que tem contribuído para seu sucesso.

A expressão "ANÁLISE SWOT" é, em si, uma expressão interessante. Muitos acreditam que o SWOT não é uma análise, mas o resumo de um conjunto de análises preliminares – mesmo que essas não tenham exigido mais do que 15 minutos de um mini-brainstorming entre você e seu computador. A análise, ou, mais corretamente, a interpretação, chega após ter sido produzido um resumo do SWOT.

2. Antecedentes da ferramenta

A origem da técnica de análise SWOT poderá ser creditada a Albert Humphrey, que conduziu um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados de diversas empresas de destaque.

A meta era identificar por que os planejamentos corporativos tinham falhado. A pesquisa resultante identificou um certo número de áreas importantes, e a ferramenta utilizada para explorar cada uma das áreas críticas foi chamada de análise SOFT. Humphrey e a equipe original de pesquisadores usou as categorias "O que é bom no presente é Satisfatório, bom no futuro é uma Oportunidade; ruim no presente é uma Falha e ruim no futuro é uma Ameaça". Isto foi chamado de análise SOFT (na sigla em inglês). Em 1964, Urick e Orr, durante uma conferência, trocaram o F por W, e acabou ficando assim, soFt por sWot.

Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com