TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise SWOT

Exames: Analise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT ou Analise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou analise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de analise de cenário, desde a criação de um blog a gestão de uma multinacional.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da Revista Fortune das 500 maiores corporações.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

OBJETIVOS

• Efetuar uma síntese das analises internas e externas:

• Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

• Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver;

• È ele quem faz o diagnostico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

VANTAGENS/OPORTUNIDADES

• Realizar previsão de vendas em articulações com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.

APLICAÇÃO PRATICA

Esta analise de cenário se dividem em:

-Ambiente Interno: (Forças e Fraquezas) – Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade Principal.

-Ambiente Externo: (Oportunidades e Ameaças) – Fiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio á Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) á implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

AMBIENTE INTERNO

STRENGTHS- Vantagens internas da empresa em relação as empresas concorrentes.

WEAKNESSES- Desvantagens internas da empresa em relação ás empresas concorrentes.

AMBIENTE EXTERNO

OPPORTUNITIES- Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa

THREATS- Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com