TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Trabalho Universitário: Analise Swot. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

A análise SWOT é um método de gestão bastante difundida no meio empresarial visando estudar o ambiente interno e externo da empresa a partir do reconhecimento e análise dos pontos fortes e pontos fracos da instituição e das oportunidades e ameaças às quais ela está sujeita.

Ainda que simples, esse recurso se mostra bastante eficaz no reconhecimento dos fatores que atuam no desempenho da organização, proporcionando informações proveitosas no processo de planejamento estratégico.

Podemos separar a análise SWOT em duas parte: ambiente interno, onde será apontado os pontos fortes e os fracos, e ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

O ambiente interno da empresa é constituído pelos recursos físicos, humanos e financeiros entre outros, dos quais é possível exercer domínio, pois resultam das estratégias determinada pelos gestores.

Nesse ambiente podemos identificar os pontos fortes, equivalentes aos recursos e capacidades que ligados se transformam em uma vantagem competitiva para o estabelecimento em relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as carências que a empresa apresenta se comparados com os pontos dos seus concorrentes recente ou em potencial.

Podemos citar como exemplos de pontos fortes, uma gestão competente, parcerias com outras empresas, qualidade de produto entre outras. Já nos pontos fracos, apontamos como exemplo a falta de conhecimento e capacidade técnica, problemas de qualidade e muita reclamação, falta de comercialização eficiente e etc.

Já o ambiente externo, é formado por elementos que existem fora dos limites da organização, mas que de algum modo, exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve ser inspecionado constantemente, pois formam uma base essêncial para o planejamento estratégico.

O estudo do ambiente externo separado em fatores macro-ambientais (questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas e etc.) e fatores micro-ambientais (fornecedores, consumidores, parceiros e etc.) que devem frequentemente acompanhados, anteriormente e posteriormente o esboço das estratégias da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com