TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Dissertações: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 ANÁLISES DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUEZAS) 6

2.1.1 FORÇA 6

2.1.1.1 FRAQUEZAS 7

2.2 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS) 7

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 12

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 12

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 12

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 13

3.4 EXEMPLO DE TABELA 14

4 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O estudo tem como tema a utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégica. No estudo será apresentado o conceito da matriz SWOT e suas quatro variáveis. É uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua. Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional.

Percebe-se que o mercado esta cada vez mais competitiva e seus clientes mais exigentes, e por isso buscam diversas estratégias para manterem-se competitivas. Através da pesquisa de campo que foi realizada na escola A, onde é demonstrado como a escola implementou a SWOT. Será apresentado também como ela é implantada e adaptada às exigências do mercado.

O objetivo geral deste estudo é demonstrar como uma escola de idioma utiliza o planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter a liderança de mercado, captação, satisfação, retenção de alunos e rentabilidade.

O estudo apresenta os seguintes objetivos específicos:

.Descrever a estrutura da matriz SWOT dentro de uma escola de idioma levando em consideração suas quatro variáveis;

.Como são determinados os planos de ação para cada variável (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças);

.Identificar e descrever o seu papel e a visão que ela possui a cerca da sua importância;

.Identificar os pontos fracos e fortes dessa ferramenta estratégica dentro da escola.

Para a elaboração do referencial teórico deste estudo foi feita uma extensa pesquisa bibliográfica utilizando artigos, web sites, livros, revistas, e documentos diversos, também foi realizada uma pesquisa de campo em uma das escolas mais bem conceituadas, onde foram coletadas informações para aplicação da matriz SWOT.

2 DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1- ANÁLISE SWOT DE PONTOS FORTES E FRACOS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Criado por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard business school, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a analise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et AL.,2005).

Segundo Chiavenato e Sapino (2003) sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas a organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.

É uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008).

Para Martins (2006), a análise SWOT é uma das praticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a pratica constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.

A análise da matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional.

2.1 ANÁLISES DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUEZAS)

Kotler (2000), cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. Analisam-se as competências de Marketing, financeiras, de fabricação e organizacionais e classifica cada fator como uma grande força, uma força, uma característica neutra, uma fraqueza ou uma grande fraqueza.

A análise do ambiente interno é importante, pois através dessa análise que a empresa consegue verificar quais são suas forças e fraquezas, assim podendo obter vantagem competitiva utilizando e potencializando suas forças para aumentar participação de mercado, elaborando estratégias para minimizar ou até mesmo eliminar suas fraquezas.

2.1.1 FORÇA

De acordo com Rezende (2008), as forças ou pontos fortes da organização são as variáveis internas e controláveis que propiciam condições favoráveis para a organização em relação ao seu ambiente. São características ou qualidades da organização, que podem influenciar positivamente o desempenho da organização. Os pontos fortes devem ser amplamente explorados pela organização.

As forças são fatores internos positivos que a empresa tem total controle, e devem ser explorados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com