TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Casos: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE SWOT-PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

A analise swot é muito eficaz para identificar os fatores que influenciam no funcionamento da organização, fornecendo assim informações uteis para o processo do planejamento estratégico.

Este tipo de analise pode ser dividido em duas partes no ambiente interno: neste ambiente se avalia os pontos fortes e fracos, já no ambiente externo avaliam-se as fraquezas e oportunidades. No ambiente interno a empresa é formada pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros. É possível identificar os pontos fortes correspondendo aos recursos e capacidades em que unidos transforma-se em vantagem competitiva, para a empresa em relação a suas concorrentes, no entanto os pontos fracos que é a deficiência que a empresa apresenta em comparação aos mesmo pontos de seus concorrentes atuais ou em potencial.

O ambiente externo é composto a partir de fatores que existe fora do limite da organização, contudo influencia sobre ela. Portando não há um controle sobre este ambiente, mas que deve ser monitorado continuamente, pois este constitui base fundamental para o planejamento estratégico. Sendo dividido em fatores macro ambientais que são os fatores demográficas, politicas, econômicas, tecnológicas entre outros, e fatores macro ambientais que são consumidores, parceiros, fornecedores etc. devendo assim ser acompanhado constantemente pela empresa, através deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se ocorre, considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea em todas as empresas que atuam no mesmo ramo, aquela que conseguiram identificar as mudanças tiveram a agilidade para se adaptar, e consequentemente tiveram melhor aproveito das oportunidades e que menos sofreram com as ameaças.

Esta analise é bastante subjetiva pois, parte da proposta é identificar os pontos negativos e transforma-los em positivos, para uma analise bem sucedida ela tem que ser bem especifica , ou seja, tenha um direcionamento claro e objetivo, seja para área de marketing, financeira, recursos humanos, e outras.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com