TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot Do Setor Rh

Monografias: Analise Swot Do Setor Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  7.849 Visualizações

Página 1 de 5

Análise SWOT do setor de recrutamento e seleção da Empresa, realizada em Maio de 2014.

Strengths (forças):

• Valorização do empregado interno

• Boa comunicação entre o setor requisitante de pessoal e o RH.

• Boa interação entre os colegas

Weaknesses (fraquezas):

• Triagem

• Encontrar parcerias fora da empresa

• Tempo de experiência

• Forma de contato

Opportunities (oportunidades):

• Terceirização

• Análise ambiental Threats (ameaças):

• Terceirização

• Descontentamento na empresa

• Alta concorrência

Strengths (forças):

Valorização do empregado interno

O empregado selecionado é aquele que está com a organização há algum tempo. Ele entende bem as estruturas de hierarquias, fluxos de trabalho, ética, autoridade e responsabilidade. Ele sabe de todos os processos e pessoas e seus pontos fortes e fracos. Ele é capaz de se dar bem com a organização. O empregado é muito produtivo para a organização já que seus níveis de motivação são muito elevados. Ele sente que a organização elogiou-o por todo o trabalho passado e, portanto, é levado a superar seu desempenho no futuro.

Boa comunicação entre o setor requisitante de pessoal e o RH.

Quando o perfil do candidato e os requisitos básicos para se exercer a função já chegam "pronto" do setor onde está sendo solicitado, fica mais claro e objetivo o processo de seleção na hora de escolher o melhor candidato.

Boa interação entre os colegas

Recrutamento é todo um processo, que vai desde a triagem do currículo, o cadastro pelo telefone, aplicação de testes e entrevista. Se não houver diálogo entre o administrativo/cadastro e os psicólogos (Entrevistas), pode haver gasto de tempo com alguma informação básica que fica para trás (ex: readmissão- precisa de autorização do gerente da unidade para saber se ele quer de volta o candidato na unidade)

Weaknesses (fraquezas):

Triagem: Currículos que estão além do esperado do perfil da vaga ofertada- Às vezes o candidato tem curso Técnico ou Graduação, mas devido ao mercado de trabalho defasado em sua área, “apela” para cargos inferiores. Ex: Técnico de Segurança do Trabalho que se dispõe a candidatar a vaga de Cobrador. (é um risco, uma vez que na primeira oportunidade de atuar em sua área, deixará a empresa).

Encontrar parcerias fora da empresa:

Entidades que façam um recrutamento de currículos para a empresa. ÀS vezes, mesmo passando todas as informações ao SINE (exemplo fictício) da nossa demanda, o aproveitamento de candidatos é quase nulo devido a falta de capacitação profissional (?) da pessoa que selecionou os currículos. Nestes casos, pode haver a hipótese que entidades recrutem currículos para o RH solicitante apenas para dar satisfação à terceiros (como políticos, lideres comunitários, e etc)

Tempo de experiência:

Há candidatos que atendem a maioria das aptidões exigidas, como idade, escolaridade, qualificações na referida área, mas não possuem o mínimo e experiência para se exercer a referida função pleiteada - currículo tem que ser descartado.

Forma de contato: Há currículos que ficam arquivados por muito tempo, se desatualizam, os telefones mudam e devido a este fato, fica inviável o acesso ao candidato.

Opportunities (oportunidades):

Terceirização

Pode ser considerada uma oportunidade quando o setor de RH está muito sobrecarregado de serviço. Essa é uma forma de desafogar os membros que compõem o setor de recrutamento e seleção distribuindo melhor as tarefas e encarregando a empresa terceirizada de outras funções/tarefas

Análise Ambiental

O primeiro passo no processo de planejamento de recursos humanos é entender o contexto da gestão desses recursos. Gestores de recursos humanos devem compreender tanto os ambientes internos quanto os externos. Os dados sobre ambientes externos incluem: o estado geral da economia, tecnologia, indústria e concorrência, regulamentos do mercado de trabalho e tendências, taxa de desemprego, habilidades disponíveis e a distribuição por idade e sexo da força de trabalho. Os dados internos necessários incluem: planos de curto e longo prazo, estratégias organizacionais e o estado atual dos recursos humanos da organização.

Threats (ameaças):

Terceirização

Quando o RH da empresa não consegue fechar um certo número de vagas/bater metas, por exemplo. Pode ser considerada uma ameaça, uma vez que se não houver aumento de quadro do referido setor para dar conta da demanda, haverá demissões em consequência da referida terceirização.

Descontentamento na empresa

Apenas um funcionário sobe para o degrau mais alto na organização após vários receberem treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com