TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da influencia da ética profissional na gestão de conflitos

Por:   •  19/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 16

1.0. INTRODUÇÃO

Com a globalização, as organizações procuram estar engajadas o mais possível nos padrões exigidos no mercado de trabalho. É notório que as organizações precisam encontrar estratégias eficazes para fazer face a competitividade e o processo de avaliação de desempenho é uma delas. Nunca foi fácil analisar o comportamento dos colaboradores de uma organização e identificar seus defeitos e qualidades a primeira vista. Avaliação de desempenho é um processo complexo e envolve vários factores, porem é uma das maneiras mais eficazes de acompanhar de perto das actividades realizadas, identificar os pontos que necessitam melhoria dentro da organização, sem esquecer que este processo também auxilia na tomada de decisão sobre aspectos como remunerações, demissões, entre outros.

Nos últimos anos, a actividade dos serviços das empresas públicas em Cabo Delgado desenvolveu-se bastante como uma importante alternativa em meio da contração económica sofrida pelo país. Hoje, com a comercialização em instalações do país é permitido às empresas a aquisição das técnicas de serviços mais modernas, assim como acelerar a marcha da indústria Moçambicana para os mais altos níveis competitivos no pais em país em particular e no mundo em geral.No entanto, perante a intensa competitividade a que as organizações estão sujeitas, elas precisam de perceber, cada vez mais, a importância e a necessidade de avaliação da desempenho para a partir dela, criar estratégias ou mecanismos para alavancar e contribuíremde certa forma para o sucesso da organização, de modo a que as actividades da empresa sejam executadas de uma forma a obter os resultados desejados.

Por um lado, segundo Chiavenato (2008) avaliação de desempenho um processo que serve para julgar ou estimar valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, sobretudo, qual a sua contribuição para o negocio da organização. Por outro lado, para Dutra (2002), citado por Araujo e Garcia (2009) avaliação de desempenho refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.

É neste contexto que surge o presente trabalho cujo objectivo é compreender o contributo da avaliação de desempenho dos funcionários públicos nas Telecomunicações de Moçambique - Cidade de Pemba, uma vez que, a avaliação de desempenho beneficia tanto a organização, assim como os funcionários. No ponto de vista organizacional, existe chances de desenvolver cada vez mais o potencial de cada funcionário. Para os funcionários, existe a chance de receber de volta os esforços realizados pela empresa, o chamado feedback.

1.1. Breve contextualização da TDM (Telecomunicações de Moçambique)

A lei n° 14/99, de 1 de Novembro, liberalizou o estabelecimento, gestão e exploração de redes públicas de telecomunicações. Revestido a Empresa de Telecomunicações de Moçambique, E.P., a natureza de empresa pública é de toda a conveniência proceder à sua transformação em Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, por forma a reforçar não só a organização do sector das Telecomunicações, mas também adequa-lo e prepará-lo para a concorrência interna e externa, na sequência daquela medidade legislativa.A empresa Telecomunicações de Moçambique foi criada, como empresa estatal, pelo decreto 05/81, de 10 de Junho, num contexto de economia de planificação centralizada, a partir de separação dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT).Em 1992, a empresa foi transformada em empresa público (E.P.), através do decreto 23/92, de 10 de Setembro, num contexto de economia de mercado. Esta transformação teve como efeitos uma maior autonomia administrativa, financeira e patrimonial por parte da empresa.Em 2002, a TDM passa a ser uma empresa de direito privado, SARL, por força de decreto 47/2002, de 26 de Dezembro, sendo 80% do capital representado pelo Estado e 20 % reservados aos GTT (Gestores, Técnicos e Trabalhadores).Em 2009, a TDM é transformada em Sociedade Anónima (TDM, SA), conforme o Boletim da República III Série – Número 13, de 03 de Abril de 2009. Ao abrigo deste instrumento legal os Estatutos da empresa foram revistos por forma a ajustarem-se à nova legislação comercial (TDM, 2009).

1.2. Problematização

Actualmente a cidade de Pemba tem registado sem paralelo no que diz respeito ao surgimento de novos serviços e operadores, o que, por um lado, pode ser visto como positivo para o desenvolvimento da cidade em particular e em Moçambique no geral; mas por outro, coloca muitas dificuldades ao mercado de trabalho, onde se observam organizações que no passado gozaram de monopólio nas suas diferentes áreas de actuação, e que hoje vivem uma forte concorrência, chegando a perigar a sua própria hegemonia, que o caso da Telecomunicações de Moçambique – Cidade de Pemba. No entanto, nos últimos anos as organizações de natureza públicae privada, têm vindo a auto-renovar-se particularmente por vários aspectos, e um deles é aplicação do processo de avaliação de desempenho com objectivo de melhorar aspectos relevantes das organizações para o desenvolvimento e crescimento das organizações, assim como satisfazer ao cliente e não só a competitividade do mercado de trabalho que a cada dia que passa tem sido muito exigente.

De referir que, para alcançar a competitividade no mercado de trabalho que a cada dia que passa tem estado cada vez mais competitivo, qualquer organização, deve usar as ferramentas estratégicas de avaliação de desempenho dos seus funcionários, procurando proporcionar algo que possa melhorar em sua área de actuação. Na verdade aavaliação de desempenho é usada hoje, tanto no sector privado como na função pública porque é vista como uma ferramenta de grande importância, sobretudo para o desenvolvimento e crescimento das organizações.

AsTelecomunicações de Moçambique - Cidade de Pemba, empresa pública, enquadra-se neste contexto, e num período dos últimos 3 anos, tem-se auto-renovado e revitalizado por meio de um processo de avaliação de desempenho que tem dado um contributo parao desenvolvimentoorganizacional, o que faz com que ela trace as suas diretrizes de modo a responder as exigências do mercado que se mostra competitivo com a existência de outras organizações que operam na área de telecomunicações. Diante da concorrência, as empresas que operam na área de telecomunicações estão em busca da permanência e destaque o maior tempo possível no mercado de forma a satisfazer os clientes. Com um contributo de avaliação de desempenho aos seus funcionários fará com que as Telecomunicações de Moçambique – Cidade de Pemba, tenha um melhor desempenho e um bom posicionamento deixando-a mais competitiva e ampliando a sua participação no mercado. Entretanto, pouco ou nada se sabe sobre como estes processos influenciam a gestão dos funcionários sobretudo na vertente de implementação e contribuição da avaliação de desempenho na Empresa Telecomunicações de Moçambique - Cidade de Pemba, uma vez que, durante estes últimos 3 anos houve uma mudança no pacote do tipo de avaliação de desempenho usado, facto que nos leva a questionar, qual é o contributo que a avaliação de desempenho dos funcionários públicos traz para o desenvolvimento organizacional das Telecomunicações de Moçambique - Cidade de Pemba?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com