TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Estácio de Sá

Marília M. de Oliveira        201501084658

Curso: Gestão Financeira                

Disciplina: Análise das demonstrações financeiras                        Turma: GST0029

Atividade Estruturada

I - Os indicadores de análise de balanço dividem se em: econômicos financeiros e de atividade.

A análise dos indicadores econômicos financeiros oferece ao administrador financeiro uma visão geral e sintética da situação da empresa mediante ao acúmulo de dívidas, a capacidade de pagamento e a rentabilidade do negócio empreendido, sempre com o objetivo de facilitar a tomada de decisões e elaborar medidas adequadas à necessidade da empresa.
Essa visão é obtida através da análise de cálculos de índices específicos que estão, aqui, listados:      
        O índice de liquidez tem por objetivo avaliar capacidade da empresa em honrar seu passivo exigível, por este motivo é considerado que quanto maior sua porcentagem, melhor é a situação da empresa, sendo válida para os quatro níveis de análise:
-
Liquidez imediata oferece a análise da situação da empresa num cenário em que seja necessário o pagamento imediato, ou seja, com as disponibilidades, do capital de terceiros com vencimento a curto prazo.
-
Liquidez seca avalia a capacidade da empresa em honrar o capital de terceiros com vencimento a curto prazo fazendo uso do ativo circulante, excluindo o estoque.
-
Liquidez corrente que indica a situação da empresa para pagamento do capital circulante de terceiros apenas com o ativo circulante, incluindo o estoque.
-
Liquidez geral indica a capacidade de pagamento do capital total de terceiros fazendo uso do ativo circulante e não circulante da empresa.
        O índice de endividamento que tem como principal objetivo mostrar o grau de comprometimento do capital próprio de uma empresa, com o capital de terceiros. Ele permite uma melhor visualização das dívidas da companhia. O índice de endividamento indica a situação das dívidas da empresa sendo, portanto, analisado que quanto menor sua porcentagem, melhor para a empresa.
Para tais analises o índice de endividamento atua com os níveis de:
-
Participação do capital de terceiros que indica quanto o capital total de terceiros representa sobre o capital próprio investido no negócio, ou seja, quanto por cento do capital próprio seria utilizado para honrar o capital de terceiros.
-
Composição do endividamento que analisa quantos por cento da dívida da empresa está concentrado a curto prazo, o que num quadro de crise seria melhor que fosse colocado a longo prazo.
-
Imobilização do capital próprio que demonstra quanto do capital imobilizado da empresa foi financiado com capital próprio, ou seja, quanto o imobilizado representa do capital próprio da empresa.

        O índice de rentabilidade avalia o retorno do investimento gerado pela empresa permitindo a comparação com outros investimentos e a verificação da atratividade dos mesmos.
Sendo este um indicador de retorno do investimento aplicado é eficiente dizer que quanto maior a sua porcentagem, melhor a sua avaliação.
Para tal avaliação são feitas combinações das taxas de retorno, sendo elas:
-
Taxa de retorno do investimento que mede a capacidade em gerar resultados através dos ativos. Essa análise é feita através da representação em porcentagem do lucro líquido obtido sobre o ativo total da empresa.
-
Taxa de retorno do capital próprio mede a lucratividade dos sócios a partir da representação, percentual, do lucro líquido obtido sobre o patrimônio líquido.
-
Retorno sobre vendas indica quanto do lucro líquido está representado nas vendas liquidas realizadas, ou seja, quanto a empresa ganhou, efetivamente, sobre cada real em vendas líquidas realizadas.

Os indicadores de atividade nos permitem uma complementação dos índices de liquidez, excluindo o de liquidez imediata e nos demonstrando a que velocidade os outros recursos do ativo se convertem em disponibilidades. Uma vez que não basta apenas identificar o volume de recursos ou os meios de pagamentos disponíveis, mas também o prazo médio para que isso ocorra.
-
O prazo médio de rotação de estoque indica qual o tempo médio que as mercadorias ficam estocados antes de serem vendidas. Demonstrando relação estreita com o índice de liquidez seca que considera, também, o estoque da empresa para pagamentos.
-
O prazo médio de recebimento das vendas mostra quantos dias ou meses, em média, a empresa demora em receber os valores de venda. Tendo sido estabelecido o prazo que a empresa leva para transformar seu estoque em mercadorias vendidas é necessário saber em quanto tempo essas vendas serão, de fato, pagas e voltarão ao ativo como disponibilidades. Esse índice estabelece relação, também, com a liquidez seca, uma vez, que esta considera o ativo circulante disponível, incluindo os direitos a receber.
-
O prazo médio para pagamentos de compras identifica quanto tempo à empresa leva para quitar suas dívidas com fornecedores, ou seja, quanto tempo a empresa tem para pagar o custo da mercadoria vendida a partir do momento em que adquiri o bem, ou matéria prima, para revenda. Este índice deve ser analisado juntamente com o de recebimento das vendas uma vez que o prazo de pagamento tem, sempre, que ser maior que o de recebimento para garantir, à empresa, uma boa liquidez.

II - Críticas a análise de balanço

Como resumo a análise de balanço deve ser entendida a partir da responsabilidade básica da empresa em remunerar o capital de seus sócios, ou seja, a empresa deve gerar valor econômico e retornar o capital dos acionistas acima do valor de oportunidade do mercado garantindo a continuidade do negócio. Esse é um dos principais focos deste tipo de análise.

No entanto a análise de balanço, que se dá em sua maioria por cálculos, não é uma atividade que se encerra em si. Garantir, através de índices, a rentabilidade de um negócio é uma tarefa muito simplista. A análise de balanço deve ser crítica e incorporar uma visão mais ampla que a descrita nos relatórios contábeis. Como pressuposto esta análise requer que se conheça a empresa, as oportunidades de crescimento e ameaças, bem como suas estratégias e modelos de gestão, sua política de preços e outros aspectos da conjuntura e do mercado de atuação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (404.2 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com