TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de filme

Por:   •  27/12/2015  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 3

INTROSPECÇÕES PARA O RELATÓRIO DO FILME

1- Qual é a mensagem do filme?

O filme aborda de maneira divertida um tema muito sério; "Nem sempre podemos pular as etapas da vida". A mensagem central é que ninguém está livre dos problemas e que ninguém pode viver as coisas boas evitando inteiramente as coisas más. O que seria da alegria se não houvesse tristeza?

2- O que eu aprendi com esse filme?

Primeiro: “O filme apresenta um olhar gestáltico (Gestalt, pronuncia guestalt). A Gestalt-terapia vê o homem como organismo em relação, uma totalidade, onde todas suas emoções relacionam para em um movimento constante de tornar-se integrado. Por isso mostra as emoções separadas, mas também como parte de um todo. A alegria é a emoção privilegiada na trama, tentando estar no comando o tempo todo, com a finalidade de tornar a vida feliz. A tristeza é sempre colocada para segundo plano, evitada a qualquer preço, afinal, todos buscam a felicidade. Medo, repulsa e raiva são as outras emoções personificadas no filme. Ainda criança, a menina tem com o medo os alertas necessários para evitar problemas. Nojo é também mostrada como uma emoção, no caso, capaz de ajudar Riley a rejeitar alimentos e situações que podem não ser agradáveis. A raiva, embora não seja explorada em sua devida importância, é apresentada como parte necessária para nossa sobrevivência. Como o propósito do ser humano é a integração, vemos na animação um movimento bastante semelhante ao do ser humano.” “Segundo: O filme fez-me entender melhor por que na neurometáfora diz no processo de ressignificação a deixada de lado das emoções negativas para determinada situação:” Honro todos os sentimentos sobre isso.” É a tristeza, com toda rejeição possível, que nos mostra sua importância, não como oposto, mas como parte integrante. Quando é aceita, a Tristeza não assume o comando sozinha, logo, ela convida a alegria a fazer parte e o problema da menina se resolve. DEPENDENDO: “Evitar uma emoção é o caminho para desarmonia.”

3- Com qual personagem eu me identifiquei mais?

Visto que meu objetivo é ser feliz (como é de todos humanos) gostei da alegria ao vê-la no comando da mente – junto com a Tristeza, Raiva, Medo e Repulsa. Sei que meu combustível para alcançar a felicidade é ter a alegria em destaque no comando, embora em certos momentos outras emoções tenham o seu lugar.

4- O que mais me tocou emocionalmente neste filme?

Foi ver com mais clareza aquilo que estudamos aqui no curso do emocional: “Que cada experiência que uma pessoa vive permanece como “traço de memória” no nosso registro psíquico”. Algumas memórias, mais preciosas, transformam-se em "memórias-base”, (ILHAS DE LEMBRANÇAS) definidoras do psiquismo. Outras são diluídas no tempo, assim como algumas "memórias perigosas" vão para um lugar ao qual não se tem acesso, senão um profissional terapeuta: o "subconsciente".

5- Quais as cenas e as frases que mais chamaram a minha atenção?

Gostei de ver as cenas em que as memórias de alegria são amarelas, as de tristeza são azuis, as de raiva são vermelhas, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com