TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de flexão de braço em mulheres

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO DE PRÁTICA E HORAS PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO

Diego michelon        

Medidas e Avaliação Física        

Curso de Educação Física Bacharelado

INTRODUÇÃO

A avaliação física testa a aptidão física, na dependência do estado de saúde do indivíduo, de sua idade, de seu nível de condicionamento físico e de seu nível de atividade física a ser realizada, bem como em função da presença de algum fator de risco à saúde e na presença de alguma enfermidade ou desequilíbrio postural.

A aptidão física relacionada à saúde consiste em congregar vários aspectos dos componentes relacionados à força, à flexibilidade, à resistência muscular, à capacidade cardiorrespiratória com o objetivo de obter níveis adequados de saúde que possibilitem dificultar a ação do risco de doenças crônico-degenerativas (NAHAS, 2003; PATE, 1988; GUEDES; GUEDES, 1995).

A força e a resistência muscular são componentes da aptidão física importantes, sendo necessários níveis mínimos para realização de atividades diárias, como carregar, apoiar e tracionar objetos pesados. Morrow (2003) considera importante avaliar a força pelo fato de ser essencial tanto para a aptidão física relacionada à saúde quanto para o desempenho atlético, auxiliando também na identificação de talentos esportivos. Este simples exercício, envolve os músculos da cabeça aos pés, de forma a manter uma posição correta. A força e potência do tronco e membros superiores são importantes para todos que desejam realizar os movimentos do dia a dia em segurança. Assim, este teste tem por objetivo avaliar a força/resistência localizada dos músculos dos membros superiores (RML) de duas mulheres entre 20 e 30 anos, praticantes de academia, executando a Flexão de Braços (flexão do cotovelo e ombro). O teste foi feito em uma Academia de Musculação em Novo Hamburgo, com o auxílio de estagiários e alunos de Educação Física.

Palavras-chave: Avaliação física. Resistência Muscular Localizada. Flexão de braços. Aptidão física. Força.

MÉTODO

Tendo como finalidade testar a força e resistência do corpo do indivíduo a ser aplicada a avaliação, utilizou-se o método do teste de Flexão de Braços de Pollock (1993).

O proposto teste para mulheres inicia-se com os joelhos em cima de um colchonete colocados no chão, na qual quadris, costas e cabeça devem ficar alinhados e as mãos à altura dos ombros. O avaliado, para começar contagem das flexões, deve flexionar os cotovelos levando todo o corpo até próximo do chão, totalmente alinhado e estendê-los de maneira que os cotovelos vão ao nível dos ombros, voltando à posição inicial.

Este tipo de teste é realizado contabilizando-se o número de repetições executadas em um período pré-estipulado, o mais sugerido na literatura é de 1 minuto. É importante salientar que a determinação do período a ser utilizado fica a critério do avaliador, sendo que o período mínimo de avaliação para esse tipo de protocolo é de 30 segundos.

RESULTADOS

Os resultados estão apresentados em valores percentuais em cada item da classificação (excelente, acima da média, média, abaixo da média e ruim) em relação à idade e número de repetições.

Jaqueline de Castro

23 anos

38 repetições

Pâmela Gonçalves

29 anos

33 repetições

        

Segundo as tabelas abaixo, de Pollock e Wilmore (1993), que apresentam percentual médio para mulheres entre 15-20 repetições, o resultado das duas alunas foi de classificação excelente, de acordo com a idade e sexo de ambas, o que significa que elas possuem hábitos de vida saudáveis em relação à prática de exercícios, pois apresentaram boa performance motora no teste de flexão de braços.

Teste feito segundo Pollock (1993), pelo site: http://www.cdof.com.br/avalia8.htm

Tabela Padrão para Mulheres

Idade e sexo

Classificação

Flexões Abdominais

Mulheres
20-29 anos

Excelente


Acima da Média


Média


Abaixo da Média


Ruim


≥ 30

21-29

15-20

10-14

≤ 09

Tabela Padrão do Teste de RML para Membros Superiores
MULHERES

Resultado para "Flexões de Braço"

15-19 
anos

20-29 
anos

30-39
anos

40-49
anos

50-59
anos

60-69 
anos

Ruim

<11

<9

<7

<4

<1

<1

Abaixo da média

12-17

10-14

8-12

5-10

2-6

1-4

Média

18-24

15-20

13-19

11-14

7-10

5-11

Acima da média

25-32

21-29

20-26

15-23

11-20

12-16

Excelente

>33

>30

>27

>24

>21

>17

CONCLUSÃO

É possível verificar que o teste presente neste estudo, que avalia a força/resistência muscular dos membros superiores, é um procedimento fácil de aplicar, eficiente e com alto nível de confiabilidade. Pode ser aplicado em atletas de alto rendimento, e também em pessoas saudáveis para a prática de atividade física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com