TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme O Julgamento de Ny

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais                                                                        

Curso: Nutrição                Disciplina: Bioética

Professor: Gilberto Guimaraes

Aluno: Miguel Alves

Análise do filme: O Julgamento de Nuremberg

O filme O Julgamento de Nuremberg conta a história do julgamento que se realizou na Alemanha entre novembro de 1945 e outubro de 1946, como réus os líderes nazistas e os supostos responsáveis pelo maior crime contra o ser humano que o mundo alguma vez presenciou, a serem julgados pelos crimes praticados de forma fria e cruel contra a Ética e Bioética. No julgamento existia uma grande responsabilidade na parte dos juízes pelo fato de que, se mal julgadores, a Ética e a Bioética sofreriam um grande abalo (as praticas exercidas pelos réus eram de extrema contradição).

O extermínio nazista foi e ainda continua a ser um dos maiores atentados contra a vida, a liberdade, a justiça que marca a história do século XIX. Foram aproximadamente 10 milhões de pessoas que perderam a vida nos campos de concentração, sob o poder racista de Adolf Hitler. Para os nazistas, todos aqueles que não possuíam sangue ariano não deveriam ser tratados como seres humanos dignos de viver, considerando ser um ser supremo e superior aos outros. Fato que os levou a exterminá-los. Esta política desumana de exterminação, visou especialmente os judeus, porém, ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais também foram alvos. Cerca de seis milhões de judeus foram mortos durante a Segunda guerra Mundial, o que representava na época cerca de 60% da população judaica na Europa.

O Tribunal de Nuremberg estimou 275 mil alemãs considerados doentes incuráveis que foram executados, por não se enquadrar na "raça pura".

Um fato lamentável, é que muitas "mentes privilegiadas” da Ciência colaboraram com o regime nazista. A maioria dos médicos alemães da época tornaram-se fiéis ao regime nazista, aderindo a suas práticas discriminatórias e cooperando com Hitler em realizar a “purificar a raça ariana”.

No filme, o juiz é designado para chefiar o Julgamento após a recusa de vários juízes renomados.

Os julgadores sabiam da responsabilidade que tinham em mãos e que o mundo esperava que se fizesse justiça. Numa das seções do julgamento é exibido um filme que choca quase todos os presentes na sala (quase todos porque não comoveu a grande maioria dos réus), que relembrava os momentos de sofrimento nos campos de concentração. Foram imagens fortíssimas de pessoas vivendo em condições sub-humanas aguardando serem assassinadas em grandes fornos ou em banhos de gases tóxicos. Os réus defenderam a inocência até o fim do julgamento e continuaram a dizer que fizeram o certo com a desculpa esfarrapada: “sou um soldado, e como tal devo obedecer ordens e não pensar…”.

O filme retrata o maior atentado contra a pessoa humana e a luta das pessoas para preservar a sua própria vida do regime nazista. A maioria dos réus foi condenada a pena de morte por enforcamento, outros a prisões perpétuas e outras a anos de prisão pelos atos cometidos. Conduzidos por Hitler seus colaboradores feriram a ética e a dignidade da vida humana.

E hoje se espera que um episódio como esse nunca mais venha a acontecer, o que seria catastrófico e quase certo: não haveria vencedores e muito menos vencido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com