TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Clinicas

Casos: Analises Clinicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

EXAME FÍSICO-QUÍMICO DE URINA ROTINA

Este exame é realizado atraves de tiras reagentes que possuem 11 áreas para a determinação rápida de sangue, urubilinogênio, bilirubinas, proteinas, nitrito, corpos cetonicos, acido ascorbico, glicose, Ph, densidade e leucoictos. É umtete ultil para detecçaõ de diabetes, e doenças do trato urinario e região dos rins.

Procedimento:

1°Retirar a tira do frasco e fecha-lo imediatamente.

2°Homogeneizar bem a amostra de urina.

3°Submergir a tira reativa durante um segundo na urina fresca, bem homogeneizada e não centrifugada.

4°Remove e apoia-la na borda do recipiente para eliminar o excesso.

5°Comparar a tira com a escala de cores após 30 a 60 segundos.

Leitura:

A escala cromatica encrontra-se no rotulo do frasco. Deve-se localizar a cor apropriada da escala cromatica em cada teste, com uma boa iluminação.

Os resultados são liberados de acordo com a escala cromatica em forma de (+++...) ou negaivo e ainda o ph e Dnsidade em forma de numero.

OBS: Após o rcebimento da amostra deve-se realizar o exame o mais rapido possivel para evitar contaminação. Aurina deve estr bem homogeneizada. Leituras realizadas após 2 minutos não são significativas. O frasco das tiras reagentes deve serguardado em frasco original e retirar pequenas quantidades para uso evitando assima contaminação do material e é muito importante seguir as orientações do fabricante.

EXAME FÍSICO

No exame fisico analisa-se a cor e o aspecto.

Procedimento:

Cor: Avalia-se a cor da amostra que pode variar segue abaixo as corres mais encontrada:

Amarelo claro, amarelo escuro, marrom, verde, vermelho. Sendo que a cor pode estar relacionada com alguma patologia ou medicamento que o paciente/cliente ultiliza.

Aspecto: O aspecto refere-se à transparencia da amostra. Deve-se homogeneizar bem a amostra e colocar sob um fundo branco para observar o aspcto. O aspecto podera ser turvo, ligeiramente turvo, leitoso, limpido.

Após as analises fisici-quimica realiza-se a sedimentoscopia.

SEDIMNTOSCOPIA

Para a realização da sedimentoscopia a amostra de urina deve estar concentrada com a finalidade de garantir a observção microscopica das estruturas menos abundantes presentes na amostra. A concentração da amostra de urina é realizada através da centrifugação de uma aliquota de uma amostra de urina homogeneizada. Durante a realização da sedimentoscopia é pesquisado, celulas, cristais, Flora bacteriana, muco, cilindros, artefatos e outros.

Procedimento:

1°Homogeneizar a amostra de urina e transferir para um tubo de centrifugação.

2°Centrifugar por 2 minutos.

3°Desprezar o sobrenadante, cuidadosamente, pra o sedimento não ser suspendido.

4°Pipetar uns 20 microlitros do sedimento e colocar na lâmina.

5°Examiar o sedimento por pelo menos dez campos microscopicos bem distintos na lâmina.

Leitura

Para expressar o resultado por campo, examinar as celulas epiteliais e os cilindros do sedimento urinario em aumento de 100x e as hemácias e leucocitos em aumento de 400x. Resultdos são liberados em presentes, ausentes, numerosos, raros.

GRAM DE GOTA NÂO CENTRIFUGADA

Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico.

Procedimento:

1°Recolher um pouco do material e colocar na lâmina em seguida secar a lâmina sob o bico de Bulsem para fixar o material.

2°Cobrir toda a lâmina com o corante cristal violeta e adicionar três gotas de bicarbonato de sódio a 3% e aguardar 1 minuto.

3°Lavar a lâmina água comum.

4°Cobrir a lâmina com lugol e aguardar um minuto.

5°Descorar a lâmina com éter e acetona (50%).

6°Lavar a lâmina com água comum e cobrir com fucsina de gram.

7°Aguardar 30 segundos.

8°Aguardar a lâmina secar e realizar a leitura.

Leitura:

Aplique uma gota de óleo de imersão sobre o esfregaço e observe no microscópico com objetiva de imersão (100 X).

Os resultados após a coloração de Gram permitem classificar as bactérias em dois grupos Gram Negativas e Gram Positivas sendo que as Gram Negativas coram-se de vermelho e Gram Positivas coram-se de roxo.

PROVA DA CATALASE PARA STREPTOCOCUS E STAFLOCOCUS

Em uma lamina colocar uma gota de água oxigenada volume 10 e uma colônia da bactéria e homogeneizar.

Leitura:

Catalase positiva para staflococus se borbulhar.

Catalase positiva para streptococus se não borbulhar.

CULTURA DE URINA (UROCULTURA)

A urocultura é um exame realizado, como complementação do diagnostico de infecção urinaria. Através da urina rotina e do exame clínico, o medico fará o diagnostico de infecção urinaria. O tratamento será iniciado, mas o agente causador da infecção (que pode ser uma bactéria ou fungo), só é identificado através da urocultura. Desta maneira as amostras de urina são submetidas à cultura, quando originárias de pacientes com sintomas de infecção do trato urinário e de pacientes assintomáticos com alto risco de infecção.

Procedimento:

Pegar o meio que ira semear a urina e identificar a placa no fundo (para que meio fique hidratado), homogeneizar bem a amostra, flambar a alça bacteriológica e resfriá-la.

Introduzir a alça bacteriológica na amostra e espalhar no meio de cultura. Tampar o meio e incubá-lo a 37°c por 24 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com