TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As políticas sociais são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade de modo geral e a garantia de inclusão a todos os cidadãos. E importante ressaltar que é dever do Estado garantir os direitos sociais. Destacaremos neste trabalho cientifico a importância das políticas sociais na teoria e prática ligados ao trabalho do profissional do serviço social.

No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política?

Definição de política: política é a ciência de governar um Estado ou uma Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no gregopolitiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

A política também pode ser definida no contexto político como uma instituição política para governar uma nação. Monarquia e Republica são os sistemas políticos, mais comum dentro desse contexto pode haver outras variações significativas ao nível de organização. Por exemplo, o Brasil é uma República presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

O preço a pagar pela tua não participação na politica. É seres governados por quem é inferior. Platão(c.428-347 A.C)

A política é fundamental para o bom funcionamento da sociedade e bem estar dos cidadãos. É através da política que o Estado deve garantir aos cidadãos direitos essenciais básicos como assistência social, saúde, educação, segurança. Bem como é através da mesma que a população deve garantir o seu espaço e participação para assegurar os direitos que são negligenciados pelos seus representantes. No entanto o modo de produção capitalista reproduz uma política voltada à classe dominante onde o poder econômico detém e determina política. Que implica diretamente no modo de produção capitalista, ou seja, exploração x força de trabalho, gerando assim demandas sociais presente na sociedade contemporânea.

A política social, de qualquer forma que seja manifestada, é garantida e efetivada apenas com o custeio dos próprios beneficiários, ou seja, dos trabalhadores assalariados. Uma verdadeira contradição relevante que correspondem aos interesses dominantes e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, podem se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças importantes em ambas às políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.

A política pública estatal pode ser conceituada como um conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual, para atender a sociedade civil. As políticas sociais podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais ou iniciativa privada. O estado tem o dever de propor ações preventivas de risco á sociedade por meio das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com