TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

ANTROPOLOGIA

Estudo (logia) do homem (antropo). É uma ciência que estuda o homem em sua diversidade biológica, social e cultural.

A antropologia busca compreender as semelhanças e diferenças nos modos de ser e agir no mundo dos mais diversos grupos. Leva a uma reflexão crítica sobre os processos de construção e reconstrução da realidade social.

CULTURA

Conceito mais central da antropologia. É conjunto de saberes, hábitos e crenças desenvolvidos coletivamente e aprendidos pelos indivíduos no convívio com os demais. Conjunto de elementos que caracterizam a vida humana, pois só o Homem (espécie humana) é capaz de produzir cultura.

A cultura é dinâmica. Apesar de ser aprendida e repassada ela pode ser modificada ao longo do tempo. Tudo que aprendemos, somos capazes de desaprender.

ETNOCENTRISMO

É considerar a cultura do outro inferior, errada, atrasada. Não existe cultura errada ou atrasada para a antropologia, mas sim diferentes.

IDENTIDADE

Como eu me reconheço. Reconhecimento que o indivíduo tem de si mesmo e dos demais a partir de sua condição sociocultural e dos papéis que exerce em seu meio.

IMAGINÁRIO

É o que eu penso, a minha visão de mundo, de mim mesmo e dos outros.

REPRESENTAÇÂO SOCIAL

É como eu externalizo esta visão. As minhas atitudes, ideias e crenças a respeito das coisas.

ALTERIDADE

A relação que o indivíduo tem com outro na vida em sociedade. "Eu e outro", o outro pode ser alguém muito diferente de mim.

ESTRANHAMENTO

Reação provocada em uma pessoa quando se depara com alguém que vive de maneira muito diferente ao que está habituada. Os comportamentos de pessoas com culturas muito diferentes da nossa parecem ser estranhos, esquisitos.

DISCRIMINAÇÃO

É o ato de tratar de forma diferente as pessoas. Uns bem outros prejudicados.

PRECONCEITO

Não é discriminação. É o que nós pensamos da pessoa em um primeiro momento, à primeira vista.

DIVERSIDADES

São diferenças culturais. O Brasil é um país diversificado por ser constituído pelas mais variadas culturas.

DESIGULDADES

São diferenças econômicas e sociais que causam injustiças. O Brasil é um país desigual por ter uns muito ricos e outros na miséria. Além da desigualdade de renda temos também a desigualdade de gênero, onde homem e mulher são tratados de forma diferente, a desigualdade etnicoracial, onde os indivíduos recebem tratamento diferenciado pela sua cor de pele e origem.

RELATIVISMO CULTURAL

É olhar para a cultura do outro a partir do referencial do outro e não tendo como referência a própria cultura, considerando o meio e a forma em que o outro vive, respeitando-o.

A ANTROPOLOGIA E O SERVIÇO SOCIAL

O Assistente Social atua diretamente com as demandas sociais (necessidades), defende os interesses coletivos, especialmente no campo dos direitos.

Para isso:

- As necessidades e interesses de cada segmento devem ser identificados.

- O Assistente Social atua em um meio de diversidades e desigualdades, por isso ele precisa conhecer as especificidades do indivíduo e seu grupo. Cada indivíduo ou grupo possuem características específicas que devem ser levadas em conta para que se realize um bom trabalho.

- É necessário pontuar quais as identidades dos grupos os quais atua, como que esses grupos se identificam, se veem na sociedade da qual fazem parte.

- Precisa lutar pela igualdade entre as sociedades.

- É preciso exercer a alteridade e o relativismo cultural, ou seja na minha relação com outro eu preciso olhar para o outro a partir do referencial dele.

- Ele pode estranhar a cultura do outro, achar esquisito, ter um preconceito diferente da realidade. Mas nunca discriminar, ter uma atitude etnocêntrica, porque os seus valores, seu saber e modo de vida não são melhores ou superiores.

- Ele deve defender a democracia e fortalecer o controle social. A sociedade precisa ter participação e controle em relação às demandas sociais e aos direitos e deveres.

- Promover o empoderamento do indivíduo ou grupos com os quais estejam trabalhando. Levá-los a compreender que são capazes de atuar em sua realidade social, que eles têm potencial.

O EXPANSIONISMO EUROPEU

Os europeus, a partir do século XV, através do comércio marítimo chegaram a terras desconhecidas. Possuíam técnicas e embarcações enormes o que facilitavam as navegações e conhecimento de outras terras.

Sob a pressão do capital exerceram forte domínio sobre os outros povos, que antes não haviam sido vistos por eles.

Quando encontravam novas terras, não viam os nativos como consumidores, só olhavam para as riquezas naturais (matérias prima) e mão de obra (escrava).

Os quatro principais objetivos do expansionismo europeu:

- Dominar as populações nativas

- Explorar suas riquezas

- Subjugar suas culturas (colocar como inferiores)

- Impor valores, costumes e religião.

ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS

As primeiras escolas de antropologia tinham por finalidade entender os povos nativos, conhecer sua cultura, forma de agir e pensar.

EVOLUCIONISMO

- Representantes: Spencer, Frazer, Morgan e Tylor.

- Visão etnocêntrica: consideravam a cultura europeia mais certa do que a dos povos nativos. Acreditavam que esses povos estavam em uma escala de evolução inferior, que ainda não tinham conseguido evoluir o tanto que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com