TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia

1. De acordo com Gusmão (1999, p. 21), o antropólogo é aquele que faz a “teoria nativa” da sociedade que estuda, isto é, ele busca explicá-la de acordo com seus próprios termos e, para tanto é preciso que o mesmo tenha entendimento a respeito da especificidade de cada cultura, já assentada pelo próprio culturalismo, e, também que detenha conhecimento sobre os itens que compõem determinada cultura, no que diz respeito à integração com o funcionalismo.

A noção de cultura deve ser entendida como um sistema de elementos interdependentes que não podem ser entendidos de maneira fracionada e sim em conjunto.

2. O termo “cultura” refere-se ao modo de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro de uma sociedade. a definição engloba a forma como os indivíduos se vestem, suas tradições, sua instituição familiar, seus modelos de trabalho, suas cerimônias religiosas e atividades de lazer e descanso. O conceito inclui também os bens que os indivíduos geram e o significado dos mesmos. Assim, a cultura pode ser definida como sendo os padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação, etc.

As funções da cultura são:

• Satisfazer as necessidades humanas;

• Limitar, por meio de regras e normas de conduta, essas necessidades;

• Sugerir alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.

A cultura tem a função e, consequentemente seu funcionamento é mediar o comportamento social e verbal de um grupo de pessoas dando origem a uma rede de contingências entrelaçadas que tornam possível ao grupo a realização de práticas culturais e, tais práticas culturais geram resultados reforçadores para o convívio social

3. A cultura é o conjunto de contingências sociais em que uma pessoa vive. Assim, a cultura funciona como uma ponte entre a cultura erudita e a cultura popular, mas uma ponte prejudicial, porque na verdade ela ignora totalmente as diferenças entre os produtores dessas duas culturas e se direciona para um público abstrato e homogêneo.

A cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência. As sociedades simples ou complexas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, assim sendo, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com