TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Artigo: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 14 jun. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

A antropologia cultural tem como objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas.

O seu conceito se relaciona principalmente com a ciência social e a ciência humana, por propor-se a conhecer o homem como integrante de grupos organizados e voltar-se especificamente para o homem como um todo. Investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, língua e etc.

A criação desta ‘’linha’’ dentro da Antropologia deu-se principalmente por manifestar uma reação contra a antiga idéia de que cultura e natureza são coisas opostas. Como podemos ver através da Antropologia Cultural, cultura é natureza humana.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 14 jun. 2013). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos).

Devido a ser um país relativamente grande, o Brasil possui diversas regiões com peculiaridades não só linguísticas mas também culturais, de um modo geral, a maioria das quais, com origem na época das grandes imigrações, como por exemplo a açoriana, citada no vídeo. Ao estudar antropologia você entra em contato com estas diferenças e esta interação sempre traz mudanças nos padrões culturais estabelecidos, sendo necessário então você ter uma transformação do olhar não só para estar em território alheio mas também para respeitar e dar este espaço ao que não é familiar.

Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, p.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)

A alteridade é a interação natural que ocorre com todo o homem social. A alteridade nos remete a novas formas de observar o mundo, nos mostrando aspectos que talvez nunca iríamos imaginar.

Temos o hábito de prestar muita atenção no que é habitual, comum e cotidiano ao conhecermos outras culturas nos damos conta de que somos apenas mais uma cultura entre varias outras, que possuimos peculiarides mas não somos a única ou a melhor. (2013, apud VELHO 1996, pg 10), “ a noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta efetiva-se através das dinâmicas das relações sociais. Assim sendo, a diferença é, simultaneamente, a base da vida social e fonte permanente de tensão e conflito”

Questão 4: Leia o texto “Nós, os outros: construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com