TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Educação

Trabalho Escolar: Antropologia E Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  266 Visualizações

ATIVIDADE I

Tomando como referência a leitura do texto de aproveitamento “O que você gostaria de saber sobre Antropologia. O que é Antropologia? O que fazem os antropólogos?”, de Alexandre Fernandes Corrêa, defina com suas próprias palavras a Antropologia, delimitando seus campos de estudos.

É o estudo sobre o homem e a humanidade totalizante, por isso o campo de investigação é vasto. Envolvem aspectos físicos, sua relação com a natureza, aspectos culturais, crenças, entre outros.

Antropologia Física ou Biológica: estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem.

Antropologia Social: analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais.

Antropologia Cultural: investigam as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua. A antropologia cultural subdivide-se em três categorias: Etnografia, Etnologia, Arqueologia e Linguística.

ATIVIDADE II

Defina com suas próprias palavras os conceitos de relativismo cultural e etnocentrismo, pontuando de que modo estão intimamente ligados.

Relativismo cultural envolve fazer um estudo ou observação da sociedade sem nenhum preconceito, parte da ideia que cada cultura se expressa de forma diferente. No entanto, o etnocentrismo é um indivíduo ou grupo que se considera uma referência e considera-se superior e julga outros segundo seus próprios valores.

Concluímos que devido o relativismo cultural estudar e aceitar todos os tipos de cultura, então, ela aceita o indivíduo etnocêntrico e entende que cada cultura se expressa de maneira diferente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com