TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Religião

Artigo: Antropologia E Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 6

A antropologia jurídica e as religiões

As diferenças entre a Natureza e a Cultura

Chauí define natureza de diferentes formas: principio da vida ou principio ativo que anima e movimenta os seres, essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessária a universalidade, organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por leis naturais ou ate mesmo de modo mais amplo sendo como tudo o que existe no Universo sem a intervenção da vontade e da ação do homem, conjunto de tudo quanto existe e é percebido pelos humanos como o meio ambiente no qual vivem, para as ciências contemporâneas, a Natureza não é apenas a realidade externa, dada e observada, percebida diretamente por nós, mas é um objeto de conhecimento conhecido pelas operações cientificas.

Já a cultura possui dois significados iniciais sendo para Chauí o primeiro o cuidado do ser humano para com a natureza ou ate mesmo o cuidado dos seres humanos para com os deuses. Donde: culto significado o cuidado com a alma e o corpo das crianças, com sua educação e formação, o segundo advinha do resultado daquela formação ou educação dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos, ações e instituições: as artes, as ciências, a filosofia, os ofícios a religião e o Estado.

Voltado para a antropologia Chauí define cultura; -Como ordem simbólica da lei; -Ordem simbólica da linguagem, do trabalho, do espaço, do tempo, do sagrado, e do profano, do visível e do invisível; -Conjunto de praticas contemporâneas, ações e instituições

O fenômeno religioso visto como um dos aspectos antropológicos universais das culturas humanas

O fenômeno religioso é um dos aspectos antropológicos universais das culturas humanas, e tem despertado o interesse de vários cientistas, desde o século XIX principalmente como um dos aspectos construtores da Cultura Humana; nas varias culturas, essa religião é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade, e nesses lugares serão criados templos, santuários para que possam ser celebrados os cultos religiosos e à sua volta irão surgis as edificações da nova comunidade.

Conceito Operacional da Religião e seus quatro principais elementos formadores.

1° Conceito religioso: Corresponde ao aspecto intelectual ou tecnológico da religião. Cada religião possui sua teologia própria , ou seja, um repertorio ou conjunto mínimo de crenças religiosas que dão sentido ao comportamento social de seus crentes, o mito e uma historia que acompanha um rito. O rito com freqüência reitera um ato que o mito baseia, assim o mito religioso tem um sentido mais profundo do que as lendas e os contos folclóricos. Os mitos de casa sociedade procura esclarecer algo que aconteceu nos primórdios daquela sociedade.

Para GAARDER os conceitos de religião podem ser divididos em três tipos: conceito de divindade, conceitos sobre a criação do mundo e conceito sobre a criação dos seres humanos.

Conceito de divindades: Monoteísmo, politeísmo, panteísmo, animismo ou crença nos espíritos.

Conceito de criação do mundo: cada religião pressupõe a criação do mundo segundo os princípios religiosos adotados por estes.

Conceito de criação dos seres humanos: Na grande maioria das religiões se acredita que os seres humanos foram criados pelos seus Deuses, que na verdade estes possuem raízes divinas, assim possuidores de uma alma, o que tem diferentes significados em cada religião, desta forma surge o conceito de dualismo onde se possui o corpo e a alma, ensinando que o corpo e temporal e a alma e eterna e divina. Existem religiões que acreditam na evolução das almas onde essas passam por diversos níveis ate chegar ao ponde supremo onde poderá habitar um lugar sagrado de descanso, outras acreditam que a alma e criada apenas uma vez por Deus e esta habita um único corpo e esta precisa passar por diversos desafios e superações e um pedido de Fe para que seja digna de entrar no céu.

2°- Cerimônia Religiosa: A cerimônia religiosa desempenha um papel importante em todas as religiões, nessas ocasiões, segundo certas regras predeterminadas, invoca-se ou louva-se a um deus ou vários deuses, ou ainda, manifesta-se guardião a ele ou a eles, cada qual com seu diferencial denominados rituais religiosos. O Culto é um termo coletivo que designa todas as formas de rito ou cerimônia religiosa. Os principais tipos de cerimônias ou ritos religiosos são: a oração, o sacrifício, a oferenda, e os ritos de passagem

3° A organização Sacerdotal e Leiga: É um dos muito importantes elementos formadores em todas as religiões, pois esta relacionado com a formação da irmandade na comunidade religiosa, a organização sacerdotal geralmente é formada por sacerdotes que fazem as pontes de comunicação entre a divindade e sua comunidade religiosa, a organização religiosa leiga geralmente é formada por membros comuns da comunidade religiosa , que se destacam por suas virtudes morais em defesa ds crenças de sua comunidade religiosa.nos povos antigos a hierarquia sacerdotal inexistia. Já nos dias atuais possuem religiões que definem essa organização em regras escritas.

4° A experiência vivencial da religião: A religião nunca e vinculada somente ao intelecto, a experiência vivencial da religião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com