TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Etica E Gestao

Exames: Antropologia Etica E Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Gosto da filosofia de Rousseau, pois defende que o homem é puro no seu estado de natureza, mas a partir do momento que se cria a sociedade ele passa a ser corrupto. Rousseau nos mostra que embora a sociedade tenha nos pervertidos, a nossa essência ninguém tira, o bem está dentro de cada um de nós, parto do princípio que embora sejamos corrompidos com o tempo a essência do bem permanece em nós nem que esteja escondido, basta colocarmos em prática.

Com relação à ética, podemos dizer que deixando de lado toda a perversão que a sociedade nos impõe no fundo sabemos que agir com a ética é o correto, deixando de lado as coisas ruins que vivemos para praticar o bem.

“Conhece- te a ti mesmo”, era o caminho que o filosofo Sócrates indicava na busca pelo bem, virtude e justiça, para o pai da filosofia a verdade estava, no interior do homem, em sua alma. O papel da ética é guiar os homens através do bom uso da razão em direção ao bem à ordem. Dizemos que a ética começa com Sócrates, pois, é ele que começa o questionamento dos valores aos atenienses.

Sócrates acreditava que somente a compreensão racional poderia levar o homem a agir de forma correta, para o filosofo nós somos sempre responsável pelos nossos atos e omissões.

Acredito que usar a razão nos liberta para o bem! Pois quando agimos pela emoção, não temos tempo de pensar e cometemos mais erros, e usar a razão faz sermos bons. Utilizando a razão, fazendo a análise da situação às chances de não ser ético diminui, pois a ação será algo pensado e não simplesmente feito por emoção. Gosto e acho muito correto a filosofia de Sócrates.

Marx crítica a uma sociedade que prega que as pessoas devem ser boas, mas mantém estruturas injustas e privilégios. Revolução contra o capitalismo, a burguesia e o materialismo histórico. Defende que os indivíduos têm força para buscar o bem e não se submeter-se ou alienar-se. Conscientização inexorável.

Para Marx só há mudança com revolução, que é inexorável, isto é, algo que não pode deixar de acontecer, mas no tempo certo.

Concordo com o pensamento de Marx, visto que em uma sociedade desigual, injusta, é difícil se ter liberdade, racionalidade, felicidade, uma vida privada do básico para a sua existência não pode desenvolver estes princípios o qual a burguesia capitalista pregava, por exemplo: uma pessoa que passa fome não é uma pessoa feliz, tampouco racional, um problema gera o outro e estabelece-se uma distorção dos valores e os conflitos na sociedade, gerando o caos do mundo capitalista de hoje. Deve-se sim atentar aos problemas sociais, quando estes estiverem sanados, aí sim com certeza poderemos ter um mundo ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com