TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Etnografia

Pesquisas Acadêmicas: Antropologia Etnografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

A Antropologia tem como objeto de estudo a Cultura , que se originou da etnografia (coleta de dados)e da etnologia (síntese dos dados). A etnografia é os primeiros passos da pesquisa de campo, e a etnologia é inicio da analise das pesquisas e o que confere que a Antropologia é finalização dessa analise, gera o produto, um resultado para as pesquisas trazidas até eles, o que ficou conhecido como os etnólogos de gabinetes, pelo fato deste não irem em busca de observar, de presenciar os dados relatados por terceiros e ficando a papel destes gerar informações a sociedade que não foram comprovadas e sim relatadas a ele. Há informações de que o precursor dessa ciência foi o historiador grego Heródoto (chamado “pai da história) , pois teve a preocupação de estudar povos não-gregos, os ditos bárbaros.

De acordo com Shirley logo após a antropologia moderna origina-se do imperialismo colonialista europeu. Mesmo que alguns estudiosos demonstrassem interesse pelos povos descobertos por mera curiosidade ou fascinação que caracteriza um dos principais temas o romântico; já os missionários enviados sobre ordem do reino da época objetivava: estudar, conhecer, transformar e dominar o que significa estar especificando a tema pragmática e a ultima conhecida como cientifico um exemplo desta foi a criação do departamento americano de etnologia para se obter o controle do pacifico dos povos nativos do oeste . Sendo assim inicia-se a expansão mercantil e, com isso, o europeu vai ter um contato intensivo com outros povos a partir de relatos dos viajantes e missionários. Outro esclarecimento dado pela autora é quanto ao objeto de estudo da Antropologia, pois esse objeto não se restringe mais tanto quanto antigamente em estudar sociedades exóticas e sim nossa própria sociedade.

As novas culturas eram tidas como atrasadas, ainda mais que muitas conclusões eram feitas pelos chamados etnólogos de gabinete como já falamos à cima , que analisavam informações trazidas por aqueles que colheram os dados in loco. Essa visão etnocêntrica foi contestada apenas no século XX, pelos autores Franz Boas e Bronislaw Malinowski. Eles introduziram o termo relativismo cultural, o qual afirma que não há culturas melhores ou piores, mas apenas diferentes, que variam no tempo e espaço .

Sobre a antropologia jurídica, ela pode ser caracterizada como o estudo do Direito das sociedades simples, além das instituições do Direito da sociedade contemporânea, do Direito comparado (comparação entre diferentes sistemas jurídicos, sejam de sociedades primitivas ou modernas) e do pluralismo jurídico (múltiplos sistemas normativos, que ignoram o monismo estatal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com