TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia e história do direito

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 2008.

                                                                    *Tatiane Danielle Pereira Calafell Roig

                                                       

Nesta obra, Chauí diz que uma das preocupações principais do pensamento ocidental nasce com a filosofia, na Grécia antiga: porque as coisas permanecem e porque as coisas mudam e desaparecem?

Como exemplo, a trajetória de uma flecha, o deslocamento de um barco, a queda de uma pedra, o levitar de uma pluma etc.

O filosofo Aristóteles afirmou que só há conhecimento da realidade, Aristóteles afirma que das quatro causas, são mais importantes as causas de permanência e menos importantes as causas de mudança ou movimento. Para Chauí a teoria da causalidade no mundo moderno, reforçada pelos pensamentos de Galileu, Bacon e Descartes, foi reduzida a apenas duas causas: a eficiente e a fina.

O empirismo experiência dos sentidos, considera que o real são fatos ou coisas observáveis e que o conhecimento da realidade se reduz á experiência sensorial que temos dos objetos, cujas sensações se associam e formam ideias em nosso cérebro.

O idealista considera que o real são ideias ou representações e que o conhecimento da realidade se reduz ao exame dos dados e das operações de nossa consciência ou do intelecto, como atividade produtora de ideias que dão sentindo ao real e o fazem existir para nós. Tanto num caso como no outro a realidade é considerada um puro dado imediato: um dado dos sentidos, para o empirista, ou um dado da consciência, para o idealista.  

 O termo ideologia aparece pela primeira vez na França, após a revolução francesa.

 A palavra ideologia se refere a um conjunto de ideias sociais, históricas e políticas que visam a ocultar a realidade, as explorações econômicas e as dominações políticas existentes na sociedade. Uma formação ideológica deve ser entendida como a visão de mundo de uma determinada classe social, isto é, um conjunto de representações, de ideias que revelam a compreensão que uma dada classe tem do mundo.  A formação ideológica impõe o que pensar e a formação discursiva determina o que dizer. São dois aspectos de um único processo. Por conseguinte as formações ideológicas só ganham existência nas formações discursivas. A ideologia nasceu através da luta de classes, é um corpo teórico que possui uma coerência racional, é um instrumento de dominação.

Chauí faz um pequeno resumo desde a sociedade feudal até o início da sociedade burguesa, que tem como uma de suas principais características um homem livre que vende seu trabalho para no final do mês receber uma remuneração que, segundo Marx em capital é injusta.  

Nossa sociedade se encontra impregnada de concepções ideológicas que muitas das vezes nos tornam alienados e cegos para fatos tão comuns como esse.

Chauí afirma que não existe uma ideologia que não possa ser quebrada ou destruída quando uma classe social compreende sua realidade e organiza-se visando transformar a realidade em que vive.

Marx tem como objetivo privilegiado um pensamento historicamente determinado, qual seja, o dos pensadores alemães posteriores ao filosofo alemão Hegel.

A partir da filosofia hegeliana. Nele Karl Marx salienta a situação dos proletários em relação aos capitalistas: aqueles que possuíam mão-de-obra e conhecimento sobre a produção dos

objetos, ao mesmo tempo não possuíam condições para adquirirem as mercadorias produzidas por eles próprios e se tornavam assim subordinados aos donos dos meios de produção. Karl Marx; cita exemplos de conservação da hegemonia burguesa, como o patriarcalismo e prevê que a sociedade comunista pode vir a se reorganizar, ocupando a função política, social e ideológica que tem hoje o capitalismo. O momento essencial de consolidação social da ideologia ocorre quando as ideias e valores da classe emergente são interiorizados pela consciência de todos os membros não dominantes da sociedade.  A classe torna-se hegemônica por que suas ideias e valores são dominantes, e mantidos pelos dominados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com