TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Aspecto Escolar Brasileiro

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura dos três textos sobre os principais enfoques teóricos da Sociologia da Educação (disponível em Material Complementar) e guiando-se pelo material de estudo desta Unidade, escreva um texto de até duas páginas analisando algum aspecto da educação escolar brasileira. A análise deve ser fundamentada nas principais ideias do enfoque teórico funcionalista OU marxista da Sociologia da Educação.

Desde a mais tenra idade, todo tipo de criança, que mal superou o processo de aprendizagem da fala e do caminhar, e que ainda estão a alguns anos da idade escolar, se deparam com questionamentos do tipo: “Que profissão você quer ter quando crescer? ” E além da profusão de questionamentos dessa espécie, eles ainda estão imersos num ambiente que a todo momento tenta induzir a criança a escolher um caminho laboral desde pequeno, um ambiente formado pelos desenhos animados, comerciais, programas de TV, a mídia em geral. E praticamente todos esses caminhos são ligados por um único meio que é a educação, muitas vezes tida unicamente como um meio a se alcançar um lugar no mercado de trabalho e prosperar economicamente.

Esse tipo de visão extremamente pragmática é muito presente dentro dos trabalhos de funcionalistas como Émile Durkheim, que achava que tudo dentro da sociedade tinha uma função em específico a desempenhar, como os órgãos do corpo humano. Realmente tudo, de certa forma, tem mesmo um dever a colocar em prática, no entanto, o meio social não pode direcionar todo mundo a lugares específicos de forma a encarregar cada pessoa de uma tarefa, como se a sociedade fosse uma máquina estável e programada. Muito menos usar a educação apenas como caminho para tais fins.

À formação educacional compete, sim, tais objetivos, mas não unicamente eles. É preciso levar também outros aspectos em consideração. A educação tem a função de formar o indivíduo intelectualmente para a vida em sociedade, de promover o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio, promover a cidadania, entre outras coisas. Ela não deve ser limitada apenas a alcançar um fim meramente superficial como muitos atribuem-na.

Deve-se buscar induzir crianças e jovens em idade escolar a dissociarem a ideia de educação do sucesso financeiro, pois ainda que seja óbvia que ela pode, sim, ser usada dessa forma, não podemos limitar a formação de nossas crianças à somente isso. Estamos tratando de uma ferramenta muito poderosa e que tem um alto poder de transformação, mas uma transformação do ser em si abstrata e concretamente, algo que vai da conquista material e financeira até a mais profunda formação de caráter e princípios, por isso a necessidade de a encararmos de forma mais ampla e abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com