TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Você / SA - Avaliação De Desempenho

Casos: Análise Crítica Você / SA - Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Crítica Revista Você S.A

A revista aborda o tema Avaliação de desempenho, onde é mencionado o que é Avaliação de Desempenho, como ela é Feita, benefícios para avaliador, avaliado e para organização, o propósito e a preparação que envolve a aplicação de uma avaliação de desempenho.

O artigo inicia abordando a mudança no perfil da avaliação, que antes era realizada pelo Depto Pessoal, anualmente e era vista como uma forma de comunicar as informações relevantes. Segundo o artigo, existem muitos benefícios.

Hoje as empresas estão começando a entender e aplicar a ferramenta Avaliação de Desempenho e o quanto ela é importante para o colaborador e para a organização. O colaborador por saber o que a empresa pensa a respeito do seu trabalho e o que ele precisa para se desenvolver, já a empresa começa a trilhar rumo ao desenvolvimento de suas equipes e têm como consequência o aumento dos lucros.

Segundo Chiavenato (1999, pag 189) “A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática de desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento...” o que vai de encontro ao propósito do gerenciamento que é abordado pelo artigo da revista que destaca a importância da motivação no trabalho e o quanto ele afeta no desempenho do colaborador, e que reconhecimento, louvor, feedback positivo aos bons resultados são fundamentais para o colaborador manter-se motivado.

Em relação aos métodos de avaliação, o novo momento das organizações fez com que surgissem novos métodos de avaliação desempenho, com abordagens inovadoras como: auto-avaliação, avaliação 360ºgraus, participação dos colaboradores no processo de planejamento, maior envolvimento da alta hierarquia, tudo isso atrelado ao foco no futuro e melhoria contínua do processo. A reestruturação das organizações também contribuiu para o surgimento da nova abordagem, hoje é feito trabalho através de indicadores, remuneração variável e as organizações começam a deixar de lado a departamentalização e começa a trabalhar em equipes. Ainda de acordo com Chiavenato (2005)” A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a exelência e as qualidades de uma pessoa, e sobretudo a contribuição para o negócio da organização”. No entanto, avaliar o desempenho humano não é tarefa fácil, todos os envolvidos no processo devem estar cientes da complexidade da avaliação. Tanto avaliador quanto avaliado devem ter conhecimento e consciência do valor deste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com