TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Acetileno

Por:   •  16/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Análise crítica sobre o tema de riscos e características do acetileno

O acetileno é um elemento muito utilizado para síntese química e nos processos de solda de oxicombustível; uma substância muito importante para os meios industriais. Essa analise se refere a construção do cilindro do acetileno, a faixa de inflamabilidade, dados físico-químicos, características de transporte e medidas de proteção que devem ser estudados para uma melhorar análise dos riscos.

O acetileno é um composto gasoso (C2H2) de hidrogênio e carbono, é incolor, e na sua forma industrial apresenta a um cheiro parecido com alho, é um gás altamente inflamável, sua faixa de inflamabilidade (gás/solido) 2,5-100 vol. %, seu ponto de fusão e ebulição 81ºC e 84ºC, a sua temperatura de auto ignição e ponto de fugor 305 ºC e 17,8ºC, sua densidade 1,1749 g/L {0°C, 1atm) e um pouco solúvel com água. O cilindro de acetileno é constituído de 14% de volume livre, 38,8% acetileno, 39,2 % acetona, 8% massa porosa. A massa porosa atua como um dispositivo de segurança, ela diminui o tempo de explosão, dando tempo de agir diante a um incidente. O cilindro é feito de aço e possui um dispositivo de segurança que é um bujão de material fusível. O fusível é constituído de uma liga de estanho e cádmio que se fundem em uma temperatura equivalente a 100ºC.

Para uma melhor medida de controle do acetileno, o local deve possuir uma ventilação adequada para a saída de gases ou vapores e para evitar que o trabalhador não se exponha muito aos gases do acetileno. O trabalhador deve usar roupas a prova de fogo como: luvas de raspa, óculos de segurança e usa uma roupa retardante de chama. As válvulas, reguladores de pressão, conexões, tubulações sempre tem que ser verificadas e testadas, para não ocorrer um possível vazamento. O transporte tem que ser feito com caminhão com a carroceria metálica aberta e equipado com um kit de emergência, sinalizado com avisos de “produto inflamável” e de “perigo afasta-se” e painéis de segurança, o motorista deve ter uma carteira apropriada para dirigir caminhão e um curso para o transporte de cargas perigosas. Existe um padrão a ser seguido para transporte nacional e internacional de produtos inflamáveis perigosos. Número ONU: 1001 Nome: Acetileno, Dissolvido Classe de risco: 2.1 Número de risco: 239.

Aspectos positivos do acetileno: possui alta reatividade, por esse motivo, ele é utilizado nos processos de sínteses e por chegar em altas temperaturas de combustão, com o auxílio do oxigênio, o acetileno é empregado nos processos de soldagem, ele também é aplicado em processos de corte de aço, conhecido como oxi-corte. Aspectos negativos: por ser uma substância muito inflamável, tem que ter certas medidas de proteção para reduzir o risco de explosão, como; ventilar bem o ambiente, uso do Epi, uso de equipamento de proteção coletiva, usar cilindro de acetileno certificado, no transporte seguir a coletânea de normas ABNT (ABNT NBR 7503:2020, ABNT NBR 12982:2020)

Portanto, sempre quando utilizar o acetileno ter os cuidados específicos, para não ocorrer acidentes como explosão no local e queimaduras ao trabalhador, e sempre manter em dia a manutenção dos seus cilindros e está em conformidade com as normas para um melhor controle do risco.

Bibliografia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com