TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Curricular Da Língua Portuguesa No Município De Codó

Por:   •  28/9/2023  •  Artigo  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE CURRICULAR DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE CODÓ – MA: 1° ano do ensino fundamental*

CURRICULAR ANALYSIS OF THE PORTUGUESE LANGUAGE IN THE CITY OF CODÓ - MA: 1st year of elementary school

Amanda de Fátima Amorim

Kauanny Moraes Homem

Leina Cynara Ribeiro Lobato

Lucimar Reis Botão Neta**

Profª Neuziane Souza dos Santos***

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO[pic 1]

RESUMO

Este trabalho busca analisar a proposta curricular da língua portuguesa do município de Codó – MA do 1º ano do ensino fundamental, sendo também requisito para obter a nota parcial na disciplina de Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa. Nesta pesquisa foi observado os eixos temáticos da Língua Portuguesa, a BNCC e a abordagem do multiletramento no currículo estudado, com objetivo de analisar a diversificação e as características do ensino da língua em sua significação mais abrangente no contexto do multiletramento tendo como campo de estudo o currículo da língua portuguesa de tal munícipio. Além disso, foi verificado se o currículo versa a pluralidade de ideias, o respeito às diversidades, a construção identitária do sujeito em relação ao seu contexto, oportunizando graus de autonomia em suas práticas pedagógicas para a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem a fim de atender as demandas do atual contexto, bem como se o documento contribui para a garantia dos direitos e objetivos de aprendizagens essenciais aos estudantes e preconizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de caráter bibliográfico, sendo realizado o levantamento e pesquisas de publicações científicas relacionado a temática.

Palavras-chave: Currículo. Língua Portuguesa. Multiletramento.

ABSTRACT

This paper seeks to analyze the curriculum proposal of the Portuguese language of the city of Codó - MA for the 1st year of elementary school, being also a requirement for obtaining a partial grade in the subject of Fundamentals of Teaching of the Portuguese Language. In this research it was observed the thematic axes of the Portuguese Language, the BNCC and the approach of multilingualism in the curriculum studied, in order to analyze the diversification and characteristics of language teaching in its broader meaning in the context of multilingualism with the Portuguese language curriculum of such municipality as a field of study. In addition, it was verified if the curriculum verses the plurality of ideas, respect for diversity, the identity construction of the subject in relation to its context, providing opportunities for degrees of autonomy in their teaching practices to improve the quality of the teaching-learning process in order to meet the demands of the current context, as well as if the document contributes to ensuring the rights and learning objectives essential to students and recommended in the National Curriculum Guidelines, Common National Curriculum Base - BNCC. The methodology used in this research was bibliographic, being performed the survey and research of scientific publications related to the theme.

Keywords: Curriculum. Portuguese Language. Multilingualism.[pic 2]

*Artigo Científico apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano, para obtenção da nota do primeiro bimestre do ano de 2023.1.

**Graduandas do 5º período do Curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano.

***Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (2010) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão em 2018. Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2015).

1 INTRODUÇÃO

Os eixos temáticos da língua portuguesa são de extrema importância para o processo de aprendizagem e formação de crianças pertencentes aos anos iniciais especificamente do 1º ano do ensino fundamental. O processo de aprendizagem também é formado a partir do processo de socialização, e a escola é o lugar ideal para a formação do processo de relação interpessoal, o que possibilita "conhecermos" a diferentes variações da língua, levando assim também em consideração o sistema básico de educação já que cada município possui uma realidade diferenciada em estrutura e contexto social o que reflete diretamente em como ocorrerá processo educativo.

 A Proposta Curricular da Rede Municipal de Codó abrange 10 competências específicas de língua portuguesa que são trabalhadas nos anos iniciais, sendo que, esse documento visa orientar as Unidades de Ensino na elaboração de seus Projetos Pedagógicos e Planejamento de Ensino, visando o fortalecimento da competência pedagógica das equipes escolares (PROPOSTA CURRICULAR..., 2020). É importante ressaltar que com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) muitas redes de ensino tiveram que inovar suas práticas pedagógicas.

O município de Codó por muitos anos foi um município de precarização no sentido da educação e do processo de alfabetização, porém atualmente percebe-se grandes mudanças e implementação de projetos de extensão para professores no intuito de melhorar o processo de alfabetização e letramento. No meio de todas essas melhorias cabe destacar também o quanto a BNCC traz à tona o processo do multiletramento em salas de aula e suas muitas modalidades.

Esse processo de multiletramento ainda é um recurso didático pouco estudado no meio educacional, porém no currículo da cidade de Codó o multiletramento é bem presente através das tecnologias digitais, no repasse de informações, comunicações e um conjunto e multiplicidade de cultura, juntamente com as linguagens para o desenvolvimento de todos os alunos da rede. A Partir desse contexto uma das principais funções é "substituir" as técnicas pedagógicas tradicionais.

Assim, acredita-se que a necessidade de ensinar e aprender de modo multiletrado constitui um paradigma não só epistemológico, mas modos de pensar o ler e o escrever como práticas de ensino que necessita ser posta em exercício na contemporaneidade e em todos os segmentos da educação formal.

Partindo desse pressuposto, este estudo tem como objetivo analisar a diversificação e as características do ensino da língua em sua significação mais abrangente no contexto do multiletramento, tendo como campo de estudo o currículo da língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental do Município de Codó - MA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (201.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com