TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM LÍNGUA PORTUGUESA REALIZADO NA EMEF PROFESSOR ANÉZIO CABRAL

Por:   •  27/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM LÍNGUA PORTUGUESA REALIZADO NA EMEF PROFESSOR ANÉZIO CABRAL – OSASCO-SP

 SOUZA, Jermison Oliveira de – UNINTER

          jermison@yahoo.com.br

     Eixo– Estágio Ensino Fundamental

   Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

O presente Relato de Experiência refere-se à disciplina de Estágio curricular em Língua Portuguesa do curso de graduação em Licenciatura em Letras – Português do Centro Universitário Internacional UNINTER, e se constitui em uma síntese das observações e regências realizadas durante o período de 27 de Julho de 2021 a 06 de dezembro de 2021. Durante todo o período de observações, foi realizada a coleta do material relativo à regência, esclarecementos de dúvidas, trabalhos em equipe e lí os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs - que me forneceu as bases teóricas para desenvolver uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica, o que foi fundamental para a consolidação da prática e do conhecimento. De acordo com a linha proposta pela professora regente da Uniade Escolar, trabalhou-se com os alunos os gêneros textuais Letra de Música e a Presença do Negro em Peças Publicitária, focando no papel do jovem brasileiro na sociedade contemporânea, cujo propósito é despertar o pensamento reflexivo a fim de que o jovem se torne sujeito ativo da comunidade em que está inserido. Assim, a prática de estágio nas licenciaturas mostrou-se relevante não só pela valorização do magistério, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, mas também, porque o processo de observação crítica das aulas, seguido da ministração de regências, eleva a qualidade da formação inicial dos professores, a fim de que estes contribuam, principalmente, com a formação cidadã dos alunos, além dos limites da formalidade.

Palavras-chave: Relato de experiência. Licenciatura. Estágio curricular.

Introdução

Um dos aspectos de grande relevância da prática de estágio nas licenciaturas é a integração das questões teóricas às questões práticas, o que possibilita a construção de conhecimento significativo pela ação/reflexão, o que é de suma importância para a vida profissional do aspirante a professor. A reflexão e a compreensão da realidade sócio-cultural

contemporânea caracterizam um dos primeiros passos em relação à intervenção que o sujeito cidadão pode realizar em sua sociedade. Por meio da leitura, o sujeito reflete e orienta seu pensamento, constrói novos paradigmas e adquire possibilidade de agir sobre seu meio e sobre si mesmo, definindo-se em relação ao mundo. Visando formar um leitor que possa se constituir sujeito ativo em sua comunidade e para si mesmo, o projeto de estágio busca trabalhar uma temática que viabilize esse processo reflexivo por meio da leitura, focando no papel do jovem brasileiro na sociedade contemporânea e direcionando aos alunos um olhar sobre eles mesmos e sobre a influência exercida pelo fator externo. Para tanto, fio incorporado o trabalho com gêneros textuais, que realizam constante contato e influência na vida diária do estudante, procurando auxiliar a percepção acerca dos discursos ideológicos que cercam o jovem e que, muitas vezes, agem como fator determinante na constituição de sua imagem.

Assim, ressalta-se o papel fundamental da leitura no processo de reflexão e de construção do saber que são os elementos-chave para que o aluno se perceba como sujeito/cidadão e que a partir de então possa assumir um posicionamento e uma conduta transformadora para si e para sua comunidade em que está inserido. Dessa forma, as propostas trabalhdas no Estágio Curricular em Língua Portuguesa foram: identificar e compreender o gênero textual letra de música, para desenvolver as capacidades de leitura crítica e interpretativa do aluno; formar leitores competentes que possam compreender e atribuir sentidos; estabelecer relações textuais e reconhecer os discursos que perpassam e configuram o texto analisado; perceber que para um texto podem ser atribuídos diversos sentidos de acordo com a interpretação de diferentes leitores; identificar e compreender o gênero textual anúncio publicitário, com ou sem a presença de pessoas pretas, para desenvolver as capacidades de leitura e análise crítica de textos verbais e não verbais socialmente produzidos; estimulando a consciência e os diversos posicionamentos que podem ser assumidos em frente a um texto publicitário e relacionar o gênero textual letra de música/canção e o gênero textual anúncio publicitário para aprimorar e estabelecer vínculos entre gêneros diferentes.

Desenvolvimento

O estágio curricular supervisionado foi a disciplina que oportunizou a vivência em consonância com a reflexão de várias práticas e modos de ser professor. Nesse sentido, a disciplina proporcionou o estudo de documentos oficiais, como os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, passando por análises

no que tange ao processo ensino – aprendizagem da Língua Portuguesa, elaboração de Planos de Ensino e Planos de Aula, até a atuação na prática em sala de aula, as regências. O campo de prática e observação das aulas de estágio realizou-se na EMEF PROFESSOR ANÉZIO CABRAL, situado na Rua 155 - Jardim D'abril, Osasco - SP, e foi realizado com a 5º série do Ensino Fundamental vespertino da Educação Básica. A escola oferece Ensino Fundamental I, além de EJA.

O projeto desenvolvido, intitulado “O papel do jovem brasileiro na sociedade contemporânea – leituras e reflexões por meio dos gêneros Letra de Música e Anúncio Publicitário” estabelecem como principais temas de sua proposta o gênero letra de música, o gênero anúncio publicitário e a relação entre música e mídia, sendo estes entrecortados por um tema abrangente e foco de discussão do trabalho “o papel do jovem preto brasileiro na sociedade contemporânea”. Dessa forma, a sequência didática proposta a trabalhar é a seguinte: exposição do tema “O papel do jovem preto brasileiro na sociedade contemporânea” e uma breve discussão, atentando para a ativação do conhecimento prévio, exposição dos gêneros letra de música e anúncio publicitário, focando nas suas principais características e estruturas, leitura coletiva de três letras de músicas com seus respectivos acompanhamentos musicais, leitura coletiva de anúncios publicitários voltados ao público jovem e a divulgação musical, análise de elementos textuais e lingüísticos das letras de música e dos anúncios publicitários por meio de exercícios, produção de um anúncio publicitário, estabelecendo uma relação com as músicas trabalhadas, reescrita coletiva de anúncios anteriormente produzidos e reiteração de pontos referentes aos gêneros trabalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com