TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  2.191 Visualizações

Página 1 de 15

Curso: Letras português/ espanhol

Instituição: Cruzeiro do sul/Unicid

Nome do estudante: Jose Mauricio de Lima

RGM: 13300750

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa

Ano/Semestre: 2015-4 semestre

Relatório de Estágio I. Apresentado ao curso de Licenciatura em letras como parte da exigência da disciplina de Estágio I.

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."

Paulo Freire

Nacional (nº 9394/96). Oferece assim por esse meio ao estagiário não só à formação profissional, mas adéqua esta formação às expectativas de mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o semestre letivo 2015.1, do curso de Licenciatura em Letras – UNICID, da disciplina Estágio I, ministrada pela professora Priscila Bernardo. O estágio foi realizado na Escola de Ensino Médio e Fundamental Pedro Paulo Aguiar, uma escola do estado, localizada na periferia de Francisco Morato no Bairro: Jardim Vassoura, no período de 06 de abril a 9 de junho de 2015.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

A Escola Estadual Pedro Paulo Aguiar, Ensino Fundamental  II e Médio, pertence  a Diretoria de Ensino de Caieiras, sob direção da diretora Dalila dos Santos Gomes   -Rg  23552702 decreto  38591 de 30/04/1994, situa-se na Rua Paulo Brossard, 2235 – Centro, CEP. 07957000  Francisco Morato – São Paulo.

INTRODUÇÃO

O presente artigo traz reflexões a cerca do estudo realizado durante o estágio de prática de ensino do curso de Letras Português/Espanhol. Para que a leitura e a escrita tornem-se mais prazerosa e efetiva é preciso proporcionar ao jovem vivenciar experiências significativas. A aquisição da leitura e da escrita deve ocorrer sem traumas e medos. Para isso é preciso intervir de forma a despertar no jovem querer e compreender seu significado. O professor precisa oferecer ao adolescente a possibilidade de compreender a linguagem escrita como instrumento de comunicação e objeto de conhecimento. Caso isto não ocorra, a escrita torna-se um elemento cuja a validade fica restrita ao ambiente escolar, porque serve somente para “aprender”, para receber uma nota ou para passar de ano. Sendo assim, por meio da reflexão na ação de estágio foi possível viabilizar a significação de ato pedagógico, direcionando o olhar para a questão de como o professor deve intervir na leitura e na escrita de forma significativa e prazerosa. Tal questão constitui o eixo norteador do diálogo entre o professor-pesquisador-reflexivo, e a prática pedagógica.

O trabalho sistematizado objetiva relatar as atividades desenvolvidas durante a etapa de regência do estágio de língua portuguesa do 4º período do curso de Letras Português/Espanhol. Tendo como finalidade apresentar as atividades com a respectiva carga horária conforme o previsto no projeto de estágio, e no plano de ensino.

Os objetivos do estágio foram proporcionar a inserção do acadêmico em escolas da comunidade para reger de acordo com a realidade escolar, por meio do desenvolvimento das atividades propostas no âmbito escolar, aperfeiçoar os aspectos relativos à formação de professores desenvolvendo a competência para tal prática.

O estágio que realizei foi pensado e realizado um projeto de um mini-curso de língua portuguesa para atender às necessidades dos acadêmicos e dos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O curso foi com carga horária de 200 horas. . Os componentes estavam presentes alternando a regência, bem como subsidiando os companheiros.

O curso foi ministrado na Escola Estadual Pedro Paulo Aguiar, situada na Avenida Paulo Brossard, nº 2235 , da cidade de Francisco Morato – São Paulo. As turmas foram compostas por alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental.

O estágio foi desenvolvido da melhor maneira possível, sendo de questionamentos e debates, continua a merecer novos olhares, levando em conta as necessidades de estarmos atentos para a mediação inicial e contínua no curso de formação de professores.
Importante observar que a prática pedagógica sempre esteve presente na formação dos professores, como imitação de bons modelos em observação de docentes bem sucedidos e tentativa de reprodução de práticas acompanhadas por críticas e elogios ou por meio de aplicação de novas técnicas, por último a unidade teórica e prática, no didático pedagógico, quando é considerado o que ensinar, como ensinar, na sua articulação com ou para quem e em quais as circunstâncias.

Desenvolvemos atividades significativas para descobrirmos o que já sabiam e o que gostariam de saber. Desta forma surgiu a questão “por que ler e escrever  é importante?”
Exercer a leitura e a escrita é uma forma de lazer ativo, de crescimento pessoal, aliada ao desejo de apropriação cultural, constitui uma das atividades básicas de maior significado. Sabemos que a leitura e a escrita sempre temos algo a mais para aprender, desenvolver a reflexão e o espírito crítico.
“Escrever e ler esta dimensão traz referência ao processo de compreensão da escrita, assim como a compreensão das relações entre oralidade e escrita, entre escrever e ler.” (Colomer, 2003, p.86)

ABORDAGEM METODOLÓGICA

No texto “Estágio e pesquisa: contribuição para o debate” (Lima, 2002) pode-se constatar a grande importância de se caminhar em conjunto na formação acadêmica e que por meio de uma troca de informações, somadas à experiência, a vivenciar e à prática de estágio exigido pela universidade, refletirá consistentemente na vida do profissional.
Lima (2002, p. 66) diz que “estágio permite a análise da realidade, das marcas do tempo histórico que estão na escola, nos estagiários, nas relações de que se estabelecem nele a partir dele.”

A teoria é essencialmente importante assim como as experiências de vida, podendo ser trazidas interdisciplinarmente para a prática, tornando-se impossível separá-las para não acarretar perdas na formação profissional. A prática deve acompanhar a capacidade intelectual.

 A aquisição da linguagem escrita e objetiva principalmente como forma de interação, manifesta por meio de diversos usos sociais construídos no seu contexto e na sua cultura. No processo de aprendizagem da leitura e da escrita aprender sobre as funções destas é tão importante quanto aprender sobre suas formas.
Goodman(1195) afirma que:

As práticas escolares muitas vezes apresentam a escrita como um objeto de contemplação, ou seja, é permitido os jovens olhar e reproduzir, não sendo possível experimentá-la ou transformá-la. Desta forma, a escrita é um objeto de propriedade de outrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (156.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com