TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa

Por:   •  14/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Letras Português e Inglês

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul – Brás Cubas

Nome: Valéria Cabral Santana

RGM: 3801800

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa

Ano/ Semestre de realização do estágio: 2021/6ª

Quantidade de horas realizadas: 200

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola Estadual Professora Helena Loureiro Rossi

Endereço: Rua Azulão, nº 84 – Bairro Jardim Nova Poá, Estado de São Paulo

Dependencia Administrativa: Pública

Diretoria de Ensino: Região de Itaquaquecetuba

Anos e níveis escolares observados: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Estrutura física da escola:  A escola possui uma boa estrura, esse ano a escola iniciou com o atendimento através da modalidade PEI ( período integral), dessa forma passou por várias reformas, assim, pode ser observado que o ambiente ficou mais acolhedor e prazeroso. Em relação a suas repartições pode ser observado que ela possui 10 salas de aula com boa ventilação, conta também com o recurso de câmeras, as lousas estão novas, as cortinas adequadas ao ambiente e as lâmpadas são fluorescentes. A sala do professores foi reformada de forma que foi disponibilizado armários novos e cadeiras mais aconchegantes. A quadra de esportes foi coberta e pintada, para a asala de vídeo foram adquiridos os aparelhos: televisão, computador, lousa digital e aparelho de som, em relação a decoração a sala de vídeo teve uma mudança, além de serem colocados puffs, rack, mesa e novas prateleiras.

Na escola tem uma cantina bem organizada e um espaço para o recreio. Além disso pode se perceber a existência de uma sala de jogos que é usada para o jogo de xadrez. Em relação aos banheiros eles também foram reformados, teve troca das fechaduras, foram disponibilizados alguns recursos de higiene como sabonete e até mesmo o álcool em gel.

Em relação a higienização da escola foi percebido que ela é bem limpa e organizada, os profissionais que atuam nesse setor são bem rígidos e vigilantes principalmente nesse momento de pandemia com maior observação as formas de limpeza de forma correta.  Assim, o horário da escola é de 07:00 hs às 18:35hs com o atendimento de segunda-feira a sexta-feira.

INTRODUÇÃO

        O estágio independente da formação é necessário para os futuros profissionais pois possibilita aprendizagens diferenciadas que só através da prática é possivel ser notado. Assim, em relação ao Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não é diferente, podemos entender que não somente a prática é essencial, sabemos sua importância, mas não devemos dispensar as teorias,

Não se coloca dúvida que a prática reflexiva é uma fonte de aprendizagem. No entanto, essa convicção não pode ser justificativa do mito do valor da experiência, segundo a qual os professores são levados a acreditar que são as experiências profissionais que realmente os formam, de tal modo que o saber sistematizado, especializado e formalizado torna-se dispensável (LIMA; REALI, 2002, p. 225).

        Nessa perspectiva se observa a neessidade de um momento de reflexão da prática docente, a qual é permitida através do estágio que permite um contanto com o ambiente escolar antes da formação de forma mais próxima das práticas e metodologias de ensino. Podendo compreender sobre alguns conceitos aprendidos de forma teórica sendo realizados na prática.

        O cumprimento do estágio supervisionado com as 200 horas foi voltado a Língua Portugues, ele refere-se a observações e acompanhamento de turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com o acompanhamento da professora Kátia que atua com a turma com formas diferenciadas de ensino, sendo com o uso de didáticas mais lúdicas e interativas e com propostas pedagógicas de inserção e interação com o uso de diversas formas de comunicação, proporcionando a inclusão e a aprendizagem mais crítica e reflexiva.

        A escola está possui um atendimento com uma equipe que é voltada a atuar de forma interrelacionada e com a contribuição e participação mútua, possui em atuação na equipe gestora e técnica da escola são com uma vice- diretora, uma diretora e uma coordenadora geral.

        Em relação as observações entre professores e alunos pode-se perceber que possuem uma boa comunicação, são exercitados o respeito e carinho de forma recíproca. Em que se refere aos responsáveis é impregnada de vínculo de confiança, amizade e de cumplicidade, dificilmente há conflitos entre eles e quando discordam buscam resolver o problema com o uso do diálogo.

        A minha experiência no estágio e participação foram voltadas a interação via google meet, whatsApp, google classroom (aplicativos que permitem aulas em grupo, interação, comunicação e participação), participei das atividades, dos exercícios, leituras, entre outros. Com a professora Kátia foi possível aprender sobre alguns tópicos como, por exemplo, o preenchimento do diário de classe de forma digital, colocalr e fazer o lançamento dos conteúdos, esse ensinando foi feito nas aulas estagiadas proporcionando grandes aprendizagens da prática docente.

        Pode-se compreender que o estágio proporcionou uma grande aprendizagem e conhecimentos que aproximaram a teoria da prática. Durante o acompanhamento pude notar que a professora demonstrou um pouco de dificuldade no processo de ensino do conteúdo de pronome relativo, os alunos não conseguiam acompanhar e não colocavam de forma correta o artigo após o pronome relativo, em relação a  essa observação imaginei que o exercício poderia ter sido passado aos alunos de uma forma diferente, como, por exemplo, ao meu ver seria feito a utilização junto com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento, distribuiria cópias de exercícios para cada aluno e ao final faria a correção oralmente, dando a oportunidade para os alunos lerem as suas respostas.

PERFIL DOS PROFESSORES

        A professora acompanhada foi a Kátia Iure de Araújo que possui a formação em Letras Porrtuguês e Inglês, sua atuação na rede estadual é de 10 anos, as turmas que acompanha são do ensino médio.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

        O perfil da profesora que foi acompanhada é de uma postura gentil com os alunos, pode ser observado que em alguns momentos os alunos eram deixados à vontade nas plataformas como google classroom, porém quando ela solicitava a atenção deles, eles atendiam pontualmente a professora. A Kátia demonstrava segurança e usava corretamente de forma bem empregada o vocabulário, pode ser observado também a existência de uma rotina escolar, que segue uma sequência de atividades, organização do tempo que o aluno permanece na aula, a aprendizagem é compartilhada nas quais os alunos tem a oportunidade de ensinar algo aos colegas, assim, compreendi que esse tipo de prática pedagógica favorece a construção do conhecimento, além de colaboração e empatia, dessa forma ocoreem trocas de experiências, conhecimentos e proporciona interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com