TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Um Programa De Desenvolvimento De Liderança Através Do Estudo De Caso

Artigos Científicos: Análise De Um Programa De Desenvolvimento De Liderança Através Do Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 11

CAPÍTULO 1

Introdução

1.1 Considerações Iniciais

A nossa civilização encontra-se diante de uma nova etapa de desenvolvimento.

O alvorecer de uma nova civilização, com o ser humano como agente ativo no centro das mudanças.

Implica para o ser humano uma nova forma de pensar e de sentir, então se faz mister, direcionarmos a atenção para a nossa realidade interior, e reconhecendo-a, assumir a responsabilidade de reeducar-nos, para que possamos estar em sintonia com o momento atual, na direção de um maior equilíbrio emocional.

A vida é energia. Somos energia, envoltos em um oceano de energia.

Energia que pulsa, em incontáveis níveis de freqüências de vibração.

Pensamentos e sentimentos que nos possuem e nos causam mal estar, situam-se em baixos níveis de freqüência, ocasionando uma queda na freqüência central de cada um de nós, incompatível com a freqüência vibratória adequada a esta nova etapa

Daí a necessidade de nos tornarmos líderes, líderes de nós mesmos, para que possamos conduzir as energias mais densas a níveis mais elevados, e assim estarmos em sintonia com a nova civilização que está surgindo no horizonte.

(Carlos Medeiros,Liderança e Sucesso)

Uma grande mudança de mentalidade nas empresas de todo mundo,coloca a educação em lugar de destaque. Nenhuma empresa atinge o sucesso se não estiver em constante processo de aprendizado. Hoje, o bom profissional é aquele que, além de ser bem educado, desempenha o seu trabalho de forma extraordinária. No mundo do trabalho, é de extrema importância a capacidade das pessoas de resolver problema É uma questão de sobrevivência para as empresas, sendo necessário ter um quadro de funcionários qualificados para poder competir no mercado.

“Hoje é vital não só aprender, mas, sobretudo organizar nosso sistema mental para aprender a aprender”.(Morin,1986 p.125)

1.2 Objetivos

Este trabalho tem por objetivo estudar a aplicação de um programa de desenvolvimento de gestores (líderes) na empresa MAHLE Componentes de Motores do Brasil Ltda unidade de Itajubá.

1.3 Justificativa

Os programas de treinamento estão sendo vistos por algumas empresas , como o “remédio “ para todos os “males” dentro de uma organização.

Porém como deixado em dúvida esse aspecto por Peter Senge em A QUINTA DISCIPLINA(1999) o treinamento ainda deixa uma nuvem de dúvidas na cabeça dos profissionais de RH.

Será que o que exposto será aplicado no dia a dia dos treinados?

Treinamentos indoor são eficazes até que ponto?

Treinamentos outdoor são mais eficientes?

Até que ponto conseguimos mudar a personalidade e o comportamento de pessoas?

Treinamentos para Líderes são eficazes?

Essa monografia irá se dedicar a discutir as duas últimas perguntas , onde será dado como ponto de análise um estudo de caso, aplicado com a Liderança da MAHLE Componentes de Motores do Brasil Ltda.

A Liderança hoje, peça chave para o excelente funcionamento de uma organização, se torna alvo de constantes mudanças. Mudanças essas que ficam a cargo do setor Recursos Humanos – Treinamento prover a alavanca para que elas ocorram.

Cabe ao treinamento o papel de promover o desejo pela ação por parte desta Liderança, Liderança que deve se tornar “Saudável”.

Essa monografia será de grande importância para a empresa estudada, pois será avaliada de diversas formas a eficácia destes treinamentos em seus líderes, irá validar um investimento alto e de grande necessidade para a empresa. Proporá encaminhamentos compatíveis com os resultados obtidos nesta pesquisa.

1.4 Estrutura do Trabalho

No Capítulo 1 são feitas as considerações iniciais à respeito do trabalho a ser desenvolvido e são apresentados os objetivos a serem alcançados, bem como as justificativas para a escolha do tema.

No Capítulo 2 dá-se ênfase a uma fundamentação teórica onde são abordados os principais conceitos a partir dos quais a teoria é baseada. Neste capítulo são abordados os conceitos de Liderança, Motivação, Educação e Treinamento.

No Capítulo 3 é feito um estudo de caso focado na gestão da empresa MAHLE Componentes de Motores do Brasil Ltda, na cidade de Itajubá-MG.

No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões do trabalho, bem como as recomendações para continuação do trabalho.

CAPÍTULO 2

Fundamentação Teórica

2.1 Conceito de Treinamento e Desenvolvimento - T&D

O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. Esse papel generalizadamente reconhecido deve-se à correlação entre competência e otimização de resultados, já observada nos primórdios do “sistema de fábrica”, e que coloca a competência profissional como elemento-chave da eficácia empresarial. A inabilitação dos trabalhadores para operar no “sistema de fábrica” configurou-se, já no século XVIII, como um obstáculo incontestável à eficácia (Cherns, 1982), que prenunciou, desde o início do trabalho industrial, a importância de investimentos na capacitação profissional (Gustavo G. Boog, 1999).

A conceituação de treinamento apresenta significados diferentes, antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização à partir dos cargos ocupados. Mais recentemente passou-se a ampliar o conceito, considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com