TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promover a integração eo desenvolvimento social através da educação

Pesquisas Acadêmicas: Promover a integração eo desenvolvimento social através da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este relatório objetiva apresentar como é importante para a gestão administrativa de uma empresa e para suas tomadas de decisão, elaborar e conhecer seus planos estratégicos, bem como sua composição e realização orçamentária. É de suma importância para uma empresa, conhecer o mercado onde atua, seus concorrentes, mapear seus pontos fortes e fracos, aproveitar as oportunidades existentes.

Utilizaremos como base analítica a “Fundação Bradesco”, entidade educacional sem fins lucrativos, fundada em 1956, objetivando oferecer a comunidades economicamente desfavorecidas, acesso à educação gratuita. Possuem mais de 40 escolas localizadas em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal.

MISSÃO: Promover a inclusão social por meio da educação e atuar como multiplicador das melhores práticas pedagógico-educacionais em meio à população brasileira socioeconomicamente desfavorecida.

VISÃO: Queremos que nossas Escolas sejam das melhores, principalmente na formação do homem, um homem de caráter.

OBJETIVO: Promover a inclusão e o desenvolvimento social por meio da educação. Sempre priorizando o ensino de qualidade, transformando a vida das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.

PRINCÍPIOS ÉTICOS: Integridade, equidade, compromisso com a informação e com a eficiência nos resultados, relacionamento construtivo e liderança responsável.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE:

A Fundação Bradesco tem a sustentabilidade como premissa de atuação. Por isso, envolve-se em diversas iniciativas no País em prol do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da educação. Busca ainda uma atuação social e ambientalmente responsável, aprimorando continuamente suas práticas de gestão – reduzindo o consumo de materiais e energia e a geração de resíduos – e o relacionamento com o público interno.

PLANO ESTRATÉGICO: É definido a partir da contribuição de diversas áreas por meio do Programa de Gestão Estratégica (PGE). De maneira consolidada, as diretrizes da Instituição são deliberadas e definidas pela liderança e, posteriormente, desdobradas em indicadores e níveis de monitoramento para as Escolas e áreas de apoio.

Para auxílio no monitoramento das ações, pode-se utilizar os princípios do Balanced Scorecard (BSC), método que busca esclarecer, comunicar e alinhar a estratégia à organização por meio da tradução da visão, missão e estratégia da empresa. Para chegar aos objetivos estratégicos e metas desejadas deve-se implantar o controle entre os setores e departamentos. A compreensão por parte da equipe é de fundamental importância, pois para que uma empresa possa obter sucesso todos precisam caminhar em uma única direção, focados e alinhados às metas e objetivos da empresa. Com isso, os esforços são alinhados e potencializados: todos compreendem onde a empresa quer chegar e que parte desse plano cabe a cada um realizar. O plano estratégico cria sintonia entre o ambiente e a empresa e é necessário que seja atualizado periodicamente a fim de acompanhar as mudanças relevantes do ambiente.

ANÁLISE SWOT: Toda empresa possui seus pontos fortes e fracos, bem como, oportunidades e ameaças. A Fundação Bradesco, como qualquer outra empresa, está sujeita a riscos e interferências além de seu controle. Por isso, o direcionamento de esforços para evitar situações que possam comprometer a segurança de seus alunos e colaboradores, sua reputação e a privacidade de informações sob sua custódia, são de fundamental importância. Entre os aspectos monitorados pela instituição estão o uso de drogas nas dependências ou cercanias das Unidades Escolares, o roubo ou furto de equipamentos e os possíveis danos ao patrimônio. Em outra frente, a contínua troca de práticas entre as Unidades Escolares – por meio de encontros regionais e nacionais de educadores, intercâmbio e capacitação virtuais dos orientadores e reuniões com educadores de diferentes localidades – traz um salto qualitativo na gestão escolar. Com o Programa de Gestão Estratégica, a Fundação ganha ainda em visão sistêmica e pragmatismo de seu planeja- mento. Os desdobramentos desse programa também facilitarão o monitoramento de indicadores, agilizando a tomada de decisão e a definição de ações corretivas.

INVESTIMENTOS: Escolas passaram por melhorias de infraestrutura, sendo adequadas ao novo modelo de Educação Básica que contribui para um ambiente de convívio agradável e oferece condições para facilitar o aprendizado dos alunos. Previsão para 2014, que 17 Unidades Escolares passarão por melhorias de infraestrutura e mudanças curriculares da Educação Básica, ampliando o alcance desses ganhos. Nos últimos 10 anos, foram direcionados R$ 2,240 bilhões, para consecução de seus objetivos educacionais, que em valores atualizados correspondem a R$ 3,732 bilhões.

Demonstração do Superávit – Em Reais bilhões

Receitas 3.256.595

Resultados de equivalência patrimonial 3.205.837

Resultados ativos financeiros 28.544

Outras 22.214

Doações recebidas 5.512

Despesas 321.599

De educação 307.605

Outras 13.994

Superávit líquido do exercício

incorporado ao patrimônio social 2.940.508

Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – Em Reais bilhões

Receitas (A) 0

Receitas provenientes de investimentos financeiros e venda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com